quinta-feira, 22 de abril de 2010

Um reclamação constante de quem usa o Google Wave desde o início era a impossibilidade de remover alguém de uma Wave ou mesmo sair daquelas que te adicionaram, mas que não são do seu interesse. Foi anunciada essa nova funcionalidade, o que dá muito maior controle para manter as conversas organizadas e centradas nas pessoas que realmente querem ou devem participar.

Para sair de uma Wave

remove-yourself-google-wave

Abra a Wave em que você está incluído e não quer mais participar. Ache seu avatar (sua foto) e clique sobre ela. Na aba que abrir, como ilustra a imagem acima, clique no botão "Remove yourself". Abrirá um aviso dizendo que você não pode se remover de uma Wave e precisa confirmar a solicitação, como na imagem abaixo.

undo-remove-yourself-google-wave

Então, para confirmar, clique no botão "Remove yourself" ou cancela a operação caso tenha sido um engano. Se confirmar, aparecerá um aviso perguntando o que deseja fazer com a Wave. você mandar para a lixeira, clicando no botão "Move to trash" ou fechar e continuar com ela em sua lista. Você poderá acompanhar a Wave, mas não participa dela.

move-to-trash-wave

 

Para tirar alguém de uma Wave

remove-google-wave

Do mesmo modo, abra a Wave em que há algum participante para ser removido. Clique na foto/avatar dessa pessoa e na aba que abrir, clique no botão "Remove". Se você remover alguém por acidente, isso é reversível enquanto a Wave estiver aberta. Você verá um aviso e para reverter, basta clicar no link "Undo", como ilustra a imagem abaixo.

undo-remove-google-wave

Com esse maior controle no uso do Google Wave, fica mais fácil organizar as participações, os debates e usos e evitar participações indesejadas ou desnecessárias. Para quem estava apostando no fim do Google Wave, isso mostra que esse não é um produto abandonado da Google e que está em pleno desenvolvimento e renovação.

 

Fonte: The Google Wave Blog - Removing participants

4 comentários:

  1. ainda bem q essa ferramenta chegou, eu estava em muitas waves chatas, agora ja saí de todas

    ResponderExcluir
  2. Deveria haver uma maneira de agente optar por não ficar disponível para ser incluído em qualquer Wave. Ou seja, só ficar disponível para contatos ou coisa assim

    ResponderExcluir
  3. ainda bem poder sair das waves chatas

    wagner isso nao é possivel pois lembresse que o wave é um email voce nao pode optar por nao receber emails o que pode fazer é igual como no gmail mandar pra spam que automaticamente ele "bane" o user da sua inbox

    ResponderExcluir
  4. @Wagner Você também pode usar filtros de busca no wave para melhor organizar sua Inbox.

    @Marcos Lemos: Agora também é possível que robôs mudem as permissões de usuários para somente leitura. Isso só é possível se o robô for o dono da wave.

    ResponderExcluir