sábado, 7 de novembro de 2009

convite-google-wave Muitos questionam a demora na entrega de convites para acessar o Google Wave. E esse é um fato: a Google está levando vários dias para entregar os convites de acesso ao Wave que já foram enviados pelos usuários do serviço. Outra dúvida comum é saber como enviar convites e saber se tem convites para oferecer. Esse segundo ponto é mais fácil de ajudar e responder; o outro é preciso mesmo ter paciência.

A demora na entrega de convites.

Eu mesmo esperei 18 dias para que finalmente chegasse o convite que um colega mandou – o Aparecido José Rosário (@crazyseawolf). Outros também mandaram, mas descobri que acumular convites de várias pessoas não ajuda em nada. A Google só justifica dizendo que a demora é devida à estrutura do serviço que ainda está em testes e querem ter certeza de que tudo funcionará, ao menos o mínimo.

Acontecem muitos travamentos e lentidões no Google Wave, que ainda é um serviço muito instável. Na última estatística que vi, já contavam com mais de 600 mil pessoas com acesso, sendo que a primeira leva de convites, enviada diretamente pela Google, tinha apenas 100 mil. Outra informação é que nem todos têm convites para distribuir. Tudo isso se resume a uma única coisa: é preciso ainda ter muita paciência com este serviço, até que os ajustes sejam feitos.

Como saber se tenho convites e como enviar.

Verifique a pasta “All” que está no menu lateral esquerdo da página do Google Wave. Ao abrir essa pasta você poderá encontrar, caso tenha direito a distribuir convites, uma Wave padrão chamada “Invite others to Google Wave”, conforme ilustra a imagem abaixo.

Repetindo: Se não encontrar essa Wave em sua pasta “All” significa que você NÃO tem convites.

wave-invite-others-convite

Print cedida pelo Tejota do Putamerda

Ao abrir essa Wave você verá quantos convites tem disponível e o espaço reservado para digitar o endereço de e-mail (tem que ser do Gmail, que é serviço da Google) de quem você quer convidar. Esse e-mail ficará listado para você saber para quem já enviou convites.

google-wave-enviar-convites

Agora é sentar e esperar boa vontade o envio dos convites que fica a cargo da Google. Avise seu amigo que isso pode demorar dias e que não há nada que se posso fazer para acelerar o processo.

Você só pode receber convites de quem já usa o serviço e só envia para quem tem algum serviço da Google e isso tem que ficar bem claro para que não perca convites. A Google ainda vai liberar o serviço para o público em geram, mas não há previsão e isso pode demorar.

26 comentários:

  1. que merda, não tenho convites pra distribuir =x

    dúvidas esclarecidas, belo post!

    ResponderExcluir
  2. Excelente explicação!
    Muita gente passa perguntando, e na verdade nem todo mundo recebe convites pra enviar para outros, meu msn, no dia que souberam que eu tinha wave, não parava de apitar a cada 5mim. Agora se me perguntarem de novo eu mando esse link \o/
    Parabéns! \o

    ResponderExcluir
  3. o meu convite chegou em menos de 8 horas....até achei estranho demorar tao pouco em relaçao a outras pessoas
    uma dica p/ conseguir convites é olhar no twitter, varias pessoas estao distribuindo por lá, assim que consegui o meu cliquei em #googlewave

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela dica, vou deixar o twitter antenado!

    ResponderExcluir
  5. Um amigo me enviou um convite na terça-feira e não chegou até agora. Daí o @crazyseawolf me enviou um convite (que eu ganhei no blog dele) entre quinta e sexta e chegou hoje de manhã... Vá entender qual a lógica deles.
    Achei esse negócio de deixar tudo na forma de waves - inclusive as configurações, convites a enviar, etc - um negócio bem confuso. Poderiam ter criado um menu tradicional pra determinadas funções.

    ResponderExcluir
  6. paia dimais... eu fui o sortudo que ganhou o convite mas não tenho convites para enviar!!!

    qual a graça de descer pro play e brincar sozinho??

    ResponderExcluir
  7. uma pequena correção o email não precisa ser gmail ja enviei convites pro yahoo / hotmail e chegou normal

    ResponderExcluir
  8. Quem está no Wave, mas não recebeu convites para enviar, vai receber posteriormente alguns convites?

    ResponderExcluir
  9. Eu tinha 20 convites para enviar, então enviei 3. Agora tenho apenas 5 para enviar. Sendo que o 1º convite demorou uns 10dias para chegar.

    ResponderExcluir
  10. @Vitor,

    Não essa informação por parte da Google. Nem sobre os critérios usados para definir quem tem e quem não tem convites. Realmente não sabemos.

    ResponderExcluir
  11. hahahaha
    Agora estou me sentindo uma náufraga nessa wave - hahaha
    Não tenho convites, vou ficar aqui a toa.
    Coisa besta!
    E não tem nada que possamos fazer para pedir convites??

    ResponderExcluir
  12. @Silvia Zampar,
    Infelizmente não há o que fazer. Só esperar a boa-vontade do Google.

    ResponderExcluir
  13. Bom, acabei de ter certeza de que não é so quem foi convidado especificamente por eles que recebe convites, ja que acabei de receber alguns convites.

    ResponderExcluir
  14. eu tenho duas contas no wave: a de developer (santosbio@wavesandbox.com) e a voltada pro público em geral (santosbio@googlewave.com). Apenas nessa segunda chegaram convites. Vi algumas pessoas no orkut reclamando que não tinham convites e, quando fui ver, as contas tb eram de developers. Então, resolvi pesquisar um pouco. Em vários sites, estão comentando que as contas "sandbox" não recebem convites para enviar. Se é verdade, não sei, só sei que tb não recebi. [Repassando Informação]

    ResponderExcluir
  15. Mas como eu descubro se uma conta é "Sandbox" ou outras ?

    ResponderExcluir
  16. @Suzane,
    pelo endereço de contato. As contas são por padrão @googlewave.com. Se for diferente disso, então é "Sandbox" e contas de desenvolvedores.

    ResponderExcluir
  17. Realmente... não poder chamar os outros é complicado mas o sistema nem beta é ainda. ele não ia segurar tanta gente... waves muito longas já travam oO

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de contribuir com essa postagem.
    Eu sempre cliquei em "All" e nada de aparecerem meus convites. Resolvi então pesquisar por "invites" e apareceu a wave com meus convites.

    Portanto, como o GW ainda tem muito o que melhorar, tem esse bug. Às vezes os convites só aparecem quando pesquisados (testei em outra conta minha e foi batata).

    Por favor, editem essa postagem e coloquem essa dica!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Uma dúvida, na minha inbox tem 2 waves com convites, uma com 6 e outra com 8. Isso quer dizer que são 14 no total ou são 8? [considerando que a de 8 é mais recente]

    ResponderExcluir
  20. Pode acontecer de aparecer mais de uma Wave com convites e isso significa que você tem aquela soma de convites das Waves.

    ResponderExcluir
  21. Acabo de receber um convite...
    Agora serei um visitante constante aqui no blog!

    ResponderExcluir
  22. minha conta é @googlewave, já procurei na pasta all e pesquisei por invites...necas de convites pra mim ¬¬ #saco

    ResponderExcluir
  23. As dicas são bem didáticas. Parábens!!!

    ResponderExcluir
  24. Eu recebi meu convite por um email que não era Gmail. Era um email cadastrado no Google, mas não era Gmail, era @bol.com.br.

    ResponderExcluir
  25. Legal mesmo eu ja estou usando o google wave mas estou aprendendo ainda

    ResponderExcluir