sábado, 7 de novembro de 2009

email-google-wave O grande foco ou a grande utilidade de toda a internet pode ser resumida em estreitar distâncias e facilitar a comunicação. O que poucos sabem é que o e-mail, a expressão máxima dessa comunicação virtual, já tem décadas e sempre seguiu o mesmo modelo, não mudou em nada. Então, a toda poderosa Google resolveu apresentar uma nova proposta que vai além da simples troca de textos, mas é também um convergência de serviços e utilidades.

Mas já vou adiantando, como você verá no vídeo abaixo, que a função de “e-mail” do Google Wave não é nem 3,5% de tudo o que se pode fazer com ele. Uma simples troca de contatos e informações pode se transformar em um eficiente e organizado esquema de trabalho, uma maneira de revisar ações e garantir o fluxo.

O que notamos de imediato é que as Waves – como chamamos as janelas de contato – fogem do modelo linear, meramente textual, onde até mesmo as pessoas de nossa lista de contatos são representadas por um endereço. No Google Wave você tem sua lisa de contatos também descrita em avatares/imagens/fotos das pessoas e basta arrastar para a Wave desejada quem você quer.

wave-contato-modelo

Você já leu nosso tutorial que ensina como criar uma Wave?

Não há campo de “Contato” ou “Cc” e nem “Cco”; também simplificaram o “Assunto” onde a primeira linha, que é sempre em negrito, passa a ser o assunto e tudo o que vem abaixo é o corpo do texto. Você arrasta as fotos dos contatos para o topo da Wave e todos recebem e podem interagir com o conteúdo até mesmo em tempo real, enquanto você está escrevendo ainda.

Agora assista ao vídeo (em inglês, mas dá pra entender, mesmo que você não saiba) para ver o que pretende a Google com essa proposta para uma nova forma de comunicação, recriando o e-mail.

Esse é um dos usos que a Google propõe para o Google Wave. Mais coisas estão surgindo e mais possibilidades de aplicação que vão depender sempre de quem usa e com que fins.

6 comentários:

  1. Não sabia que o e-mail foi inventado à 40 anos!!

    E também não sabia que função de “e-mail” do Google Wave não é nem 3,5% de tudo o que se pode fazer com ele!

    Parabéns ao autor deste Tutorial e aos outros autores deste blog!

    ResponderExcluir
  2. ::: Estou tentando me adaptar ao Wave, mas está difícil. Já li todos os posts aqui do blog, já convidei amigos e tal... Vamos tentando aprender direito... rs

    ResponderExcluir
  3. Com certeza o Google soube aproveitar muito bem toda a idéia "clássica" por trás do e-mail, inovando e mudando para a melhor.

    Abraços,
    Pamela Kovac

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei fascinado pelo wave a meses atrás quando divulgaram ele e puseram o vide de 1h20(que ainda tem la pra ser assistido)e eu assisti todo porque a cada minuto do video eu ia ficando mais e mais empolgado! A ideia deles foi realmente incrível, espero que so melhore daqui pra frente!! \o/

    ResponderExcluir
  5. oi
    puxa eu não sabia que tinha sido criado a tanto tempo não
    ja adicionei aos meus favoritos
    obrigado por compartilhar
    abraçao
    atenciosamente
    andré rossiter

    ResponderExcluir
  6. Trabalho em empresa tradicional em que o uso do email é radicado.
    Apesar de trabalhar na area de Infra-estrutura a maioria das pessoas não estão acostumadas a utilizar as novas ferramentas da Web 2.0.
    Quando a nova geração se tornar os gerentes, diretores e presidentes das grandes corporaçoes, farão valer uma nova cultura no mercado corporativo.
    Até lá serão estabelecidas condições seguras para utilização de ferramentas colaborativas como o GoogleWave e gradativamente deverão substituir o nosso email quarentão.

    ResponderExcluir