quarta-feira, 12 de maio de 2010

Aos poucos as melhorias e facilidades de uso do Google Wave vão surgindo, o que acredito ser indicativo de que mais coisas virão e podemos estar próximos de uma liberação.

As novidades estão na forma como interagimos dentro de uma Wave, seja para adicionar um "Reply" ou como ler as novas "blips" não lidas (respostas não lidas). Vaja na imagem:

botao-next-unreader-google-wave

Há dois botões, um dizendo "Next" no início da barra de funções, e mais outro agora na base da Wave, onde diz "Next unreader". Nos dois casos o número indica a quantidade de respostas (Blips) não lidas e basta clicar ali para saltar para a seguinte e manter-se atualizado com a conversa.

Também, quando chegamos ao final da Wave, há uma barra sugerindo um simples clique para escrever um "Reply". Olha a imagem:

click-reply-google-wave

Assim você vê claramente o final da Wave e onde pode continuar a conversa.

Podem parecer funcionalidades banais para quem já usa o Google Wave a mais tempo e já está acostumado a navegar pelo serviço. Mas essas mudanças são apara atender um eventual público que não tem familiaridade com o sistema e funcionam com uma ajuda para ensinar a usar. Por isso, repito, podem ser indicativos de que o serviço seja definitivamente aberto. O que você acha?

6 comentários:

  1. Era bom que o serviço fosse aberto, mas ainda deve faltar muito tempo.
    Acho que o Google Wave vai ser uma nova rede social (quando for lançado, claro)e terá/já tem funcionalidades muito interessantes.

    @VelosoManel

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o serviço está tomando forma e ficando mais claro para quem usa e para quem ainda virá a usar.
    Eu estou cada vez gostando mais do Google Wave.

    Parabéns aos desenvolvedores e a todos os que usam e ajudam a melhorar o serviço.

    ResponderExcluir
  3. Não sei se já citaram aqui, mas eu gostei tb do atalho control + enter pra abrir um blip indentado (recuado). Já até comentei com o Ricardo lá mesmo no GWave.

    ResponderExcluir
  4. Sempre gostei do Wave, é uma ferramenta muito forte! Fiquei até com medo de ele ser desabilitado pelo Google

    ResponderExcluir
  5. Pena que foi lançado ainda imaturo e mta gente não viu o potencial ou não teve paciência. Reconquistar uma fatia insatisfeita não é mais difícil que conquistar novos usuários. Muita gente se frustrou porque não entendeu o uso do Wave e confundiu com rede social.

    Se o Google Wave tivesse algum bom software pra instalar no computador ou integrá-lo a um messenger, com notificações no desktop, acho que seria boa estratégia pra conquistar adeptos e aumentar o uso.

    Por enquanto tenho usado pra fazer trabalhos da universidade (em grupo), e tem sido bem util. Tenho usado bem menos do que quando foi lançado, mas tenho usado melhor hoje, inclusive nas waves que discutem algum assunto. As notificações por email me ajudaram mto a voltar a usar.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o Leonardo. "Muita gente se frustrou porque não entendeu o uso do Wave e confundiu com rede social." Após o Google I/O e o surgimento de outros clientes do wave, creio que adesão ao wave como protocolo será bem maior do que a primeira impressão deixada pelo software do google.

    @rascunhosblogger Existe uma maneira de habilitar waves para pessoas sem conta do wave. Há robôs que permitem que pessoas participem de waves via e-mail ou que simplesmente comentem como fazemos nesse blog, sem autenticação. "Wave me" para aprofundar o assunto.

    ResponderExcluir