quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Read Only / Full access
Uma das coisas mais interessantes do Google Wave é poder compartilhar, de forma colaborativa, uma informação com várias pessoas e até de forma pública. As Waves públicas são usadas para que, mesmo que você não tenha sido adicionado à conversa, possa encontrar um tema de seu interesse e conversar e encontrar pessoas que estejam falando do que você gosta. Mas não é bom que todos possam escrever e interagir. então é possível criar uma Wave pública e restringir a atuação das pessoas.

 

Já ensinamos aqui como criar uma Wave pública:

 

Antes qualquer pessoa podia ver uma Wave pública e entrar nela para participar, interagir e editar informações. Mas quando a Wave fica muito grande e com muita gente desconhecida, perde-se o controle do debate e nem todos estão preparados para participar de forma organizada de conversas desse tipo. Assim, agora você pode restringir o acesso e dizer se todos pode interagir ou apenas o que forem previamente adicionados.

 

Ao inserir o robô da Wave Pública, clique na imagem dele e as configurações disponíveis vai aparecer um pequeno menu onde você pode selecionar o que deseja, como no exemplo da imagem abaixo:

 

public-wave-read-access

 

Se você escolher a opção “Read only” isso fará com que apenas as pessoas que foram adicionadas na Wave por algum participante ou pelo autor da Wave é que poderão interagir. Todo o resto pode ver a Wave, mas não pode editar nem participar de forma ativa. Mas se ficar no modo “Full access”, que é o padrão, então todos poderão ver, interagir e se auto-adicionar na Wave pública.

2 comentários:

  1. Opa, isso veio em excelente momento.

    Tava justo criando um sistema pra escrever Livros de Aventura, usando o Wave e estava preocupado com a possibilidade de alguém entrar lá e zonear tudo. Com essa opção fica mais fácil proteger.

    Valeu...

    ResponderExcluir
  2. Se eu soubesse disto antes não teria problemas com um "usuário" que entrou em uma wave pública e deletou algumas fotos que publiquei num blip. Agora restringi, contudo não sei como exlcuir este "usuário".

    ResponderExcluir