quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

google-earth-wave Para aqueles que gostam dos gadgets/aplicativos feitos para rodar numa Wave, essa é uma opção divertida e até muito útil, se for bem usada, claro! Você pode incorporar o Google Earth e todos os seus recursos de navegar pelo globo dentro de uma Wave. E não é só isso: você também pode compartilhar sua localização com outros Waveiros (inventei agora). Pode ser mais completo que simplesmente adicionar mapas comuns do Google Maps.

Como adicionar o Google Earth numa Wave.

O primeiro passo é criar uma Wave e adicionar os contatos que deseja que participem dela. Em seguida, no modo de editar uma Blip, para adicionar informações, clique no ícone verde como uma peça de quebra-cabeças, que está na barra de edição.

google-wave-add-gadget-icon

Então, na janela que abrir no centro da tela digite o seguinte endereço para executar o aplicativo:

http://www.nurik.net/gadgets/earthwavegadget.xml

gadget-URL-Wave

Ele vai começar a carregar dentro da Wave. Recomendamos que esteja navegando usando o Google Chrome (saiba mais motivos aqui) e será exigido a instalação de um plugin, que sem isso as funções do Google Earth não rodam. Aparecerá o aviso, caso você tenha que instalar o plugin, da seguinte forma:

wave-plugin-GEarth

Ao clicar no botão “Obtenha o Plug-in do Google Earth” o processo de instalação será executado automaticamente. Mas você também pode ir à página do serviço e ver mais detalhes sobre, abrindo o link: http://earth.google.com/intl/pt-BR/plugin/. Com tudo devidamente instalado será solicitado que você reinicie a página para que as modificações se apliquem.

Quando você entra é solicitada permissão para exibir sua localização no mapa. Isso vai compartilhar com os demais participantes onde você está nesse exato momento. É seguro e pode ser interessante, mas você pode também bloquear essa função e usar o GEarth normalmente:

GEarth-gears-localizacao

Pronto. Agora é só navegar e aproveitar o passeio pela Terra. Praticamente todos os recursos do aplicativo estão disponíveis, mas as dimensões da tela são pequenas e não tem como aumentar, o que pode ser um problema para um uso mais eficiente desse gadget.

Outros Aplicativos para testar e usar:

9 comentários:

  1. Bem interessante este gadget. A unica coisa é que ele não marcou minha localização corretamente.

    ResponderExcluir
  2. @Teilor,

    A posição é determinada, eu acho, por dados do IP e do seu serviço de rede, entre outros pequenos detalhes. Deve ser esse o motivo de não ser tão exato.

    O meu teste foi 100% de precisão.

    ResponderExcluir
  3. tentei e nao deu certo... uso o iMac Snow Leopard e ele disse que nao roda no Chrome ehhehe engracado isso ... alguma solucao???

    ResponderExcluir
  4. Tbm não marcou minha posição exata...

    ResponderExcluir
  5. Jose Roberto:
    A minha Marcou Legal! Google Wave e Uma maravilha :D

    ResponderExcluir
  6. "Could not find your location." O mais chato é que o aviso fica aparecendo sempre. Mas, o Gadget é muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Houve uma pequena diferença em relação a minha posição. Somente 440 km.

    ResponderExcluir
  8. O icone verde num abre quando clico nele, to usando o chrome e num consegui fazer a wave ;(

    ResponderExcluir