quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

google-earth-wave Para aqueles que gostam dos gadgets/aplicativos feitos para rodar numa Wave, essa é uma opção divertida e até muito útil, se for bem usada, claro! Você pode incorporar o Google Earth e todos os seus recursos de navegar pelo globo dentro de uma Wave. E não é só isso: você também pode compartilhar sua localização com outros Waveiros (inventei agora). Pode ser mais completo que simplesmente adicionar mapas comuns do Google Maps.

Como adicionar o Google Earth numa Wave.

O primeiro passo é criar uma Wave e adicionar os contatos que deseja que participem dela. Em seguida, no modo de editar uma Blip, para adicionar informações, clique no ícone verde como uma peça de quebra-cabeças, que está na barra de edição.

google-wave-add-gadget-icon

Então, na janela que abrir no centro da tela digite o seguinte endereço para executar o aplicativo:

http://www.nurik.net/gadgets/earthwavegadget.xml

gadget-URL-Wave

Ele vai começar a carregar dentro da Wave. Recomendamos que esteja navegando usando o Google Chrome (saiba mais motivos aqui) e será exigido a instalação de um plugin, que sem isso as funções do Google Earth não rodam. Aparecerá o aviso, caso você tenha que instalar o plugin, da seguinte forma:

wave-plugin-GEarth

Ao clicar no botão “Obtenha o Plug-in do Google Earth” o processo de instalação será executado automaticamente. Mas você também pode ir à página do serviço e ver mais detalhes sobre, abrindo o link: http://earth.google.com/intl/pt-BR/plugin/. Com tudo devidamente instalado será solicitado que você reinicie a página para que as modificações se apliquem.

Quando você entra é solicitada permissão para exibir sua localização no mapa. Isso vai compartilhar com os demais participantes onde você está nesse exato momento. É seguro e pode ser interessante, mas você pode também bloquear essa função e usar o GEarth normalmente:

GEarth-gears-localizacao

Pronto. Agora é só navegar e aproveitar o passeio pela Terra. Praticamente todos os recursos do aplicativo estão disponíveis, mas as dimensões da tela são pequenas e não tem como aumentar, o que pode ser um problema para um uso mais eficiente desse gadget.

Outros Aplicativos para testar e usar:

10 comentários:

  1. Bem interessante este gadget. A unica coisa é que ele não marcou minha localização corretamente.

    ResponderExcluir
  2. @Teilor,

    A posição é determinada, eu acho, por dados do IP e do seu serviço de rede, entre outros pequenos detalhes. Deve ser esse o motivo de não ser tão exato.

    O meu teste foi 100% de precisão.

    ResponderExcluir
  3. tentei e nao deu certo... uso o iMac Snow Leopard e ele disse que nao roda no Chrome ehhehe engracado isso ... alguma solucao???

    ResponderExcluir
  4. Tbm não marcou minha posição exata...

    ResponderExcluir
  5. Pra mim, minha posição esta errada por um quarteirão!

    ResponderExcluir
  6. Jose Roberto:
    A minha Marcou Legal! Google Wave e Uma maravilha :D

    ResponderExcluir
  7. "Could not find your location." O mais chato é que o aviso fica aparecendo sempre. Mas, o Gadget é muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Houve uma pequena diferença em relação a minha posição. Somente 440 km.

    ResponderExcluir
  9. O icone verde num abre quando clico nele, to usando o chrome e num consegui fazer a wave ;(

    ResponderExcluir