terça-feira, 10 de novembro de 2009

on-line-pessoa-wave Como saber quem está on-line no Google Wave.
Uma das coisas interessantes desse novo serviço de comunicação da Google é a maneira de integrar comunicação instantânea e simultânea. É possível ter várias pessoas ao mesmo tempo editando uma mesma Wave (conversa) em tempo real. O que torna isso mais interessante é quando as pessoas envolvidas estão on-line ao mesmo tempo e é possível ver quem está ligado naquele instante pelo sinal verde (uma bolinha) no canto inferior das fotos/avatares. Vamos mostrar aqui como fazer isso funcionar caso não esteja aparecendo isso.

Como já é possível em outros mecanismos de comunicação (tipo o MSN, Skype), no Google Wave não poderia ser diferente, já que pretende integrar numa única ferramenta, todos os possíveis recursos de contato e integração instantâneos.

O sinal que representa a pessoa ligada naquele instante é uma pequena marca verde no canto inferior da foto, como ilustra essa imagem:

on-line-google-wave

Notem que na primeira foto dessa Wave há a marca verde, simbolizando o contato on-line naquele instante. Mas nem sempre isso funciona. Como o Google Wave ainda está em fase de implementação, há alguns bugs (erros) no funcionamento geral. Para corrigir isso você terá que re-adicionar seus contatos, um por um do mesmo modo que se adiciona um novo contato:

Pode ser que seja preciso repetir o processo de forma mais completa clicando no link “Manage contacts” e reabrir o Google Wave para que os novos contatos sejam postos como on-line. Essa é a parte chata, pois se você tem muitos contatos, isso pode acabar demorando um pouco e ainda não há uma maneira mais direta.

5 comentários:

  1. Essa função de re-adicionar os contatos realmente funciona? pelo que andei lendo, era realmente falho, simplesmente funciona quando quer, mas não testei nada disso recentemente pra ter certeza

    ResponderExcluir
  2. @André,

    Eu testei e funcionou.
    Mas é fato que certas coisas no Wave ainda só funcionam quando "querem". rs!

    ResponderExcluir
  3. Mas ainda assim gostei do Wave, mesmo com bugs como esses. Creio que é somente uma questão de tempo para serem resolvidos! :)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo novo blogue. Template e design excelentes. Um bom complemento ao Ferramentas.

    ResponderExcluir