domingo, 8 de novembro de 2009

navegadores-internet-google-wave Não cabe aqui falarmos da guerra dos navegadores (Browser) de internet, nem discutirmos qual o melhor. A verdade é que cada um tem qualidades e defeitos e uns funcionam melhores para certas coisas. Esse é o caso de quem usa o Google Wave, onde percebemos que é bem melhor no navegador da Google, o Chrome (claro!). Vejamos algumas informações relevantes sobre isso e como usar outros navegadores.

Navegadores recomendados.

A recomendação é explícita e vem da própria Google, que desenvolveu e mantém o sistema do Google Wave – que se use, preferencialmente o Google Chrome para acessar o serviço. Os motivos são vários, e as desculpas diversas, principalmente na briga entre eles e a Microsoft, mas a mais comum é no uso do sistema de Java do Wave. Não vamos entrar nesses detalhes também.

Se você gosta do FireFox, como já percebemos que é o caso da maioria de nossos visitantes aqui no Blog Guia Google Wave, é possível usar razoavelmente bem o serviço, mas os travamentos são maiores e mais recorrentes e o consumo de memória fica maior também. E, já é fato que o FireFox é mais leve e prático do que seu concorrente direto, o Internet Explorer.

Outro navegador, menos conhecido, mas muito bom e prático, é o Safari. Nesse, pelos pequenos testes de uso que fiz, o Google Wave roda sem problemas, até satisfatoriamente bem, como se espera dele no Chrome. este é um navegador muito seguro e confiável e roda praticamente tudo, por ser bem completo. E é tão leve quanto o FireFox ou o Chrome (praticamente idêntico ao Chrome).

Internet Explorer e Opera.

Acontece que ao entrar tanto pelo Internet Explorer, quanto pelo Opera (meu navegador preferido – download aqui!), você recebe uma mensagem prévia, dizendo que seria melhor usar com outro – um dos três citados acima). E, no caso do IEca, chegam a oferecer o Google Chrome Frame que é um tipo de plugin que se instala no IE para simular o Chrome quando for necessário.

internet-explorer-google-wave-frame

A Microsoft, claro, não recomenda o uso do Google Chrome Frame, alegando que pode corromper a segurança do navegador original. Essa foi, na verdade, uma tentativa de solucionar o problema da Google de conquistar mais usuários do Chrome e convencer do download, especialmente os que insistem em manter o velho IE6 que já não tem suporte mais para o Youtube e, em breve, nem para o Orkut.

A escolha é sua, mas as opções são poucas. Recomendamos que faça uso do Chrome por ser mais confiável e pelo Google Wave ter sido desenhado para rodar melhor nesse navegador.

8 comentários:

  1. Mais um posts esplêndido!

    Uso Internet Explorer e Google Chrome, mas não sabia que o Google Wave não dava no Internet Explorer!

    ResponderExcluir
  2. Meu problema, e de todo usuário de Mac, é que o próprio Google não recomenda o Chrome pra Mac, por problemas sérios de instabilidade. E eu gosto muito do Firefox, mas já tinha percebido que o Google Wave roda meio arrastado nele. O jeito é usar o Safari só para o Wave.

    ResponderExcluir
  3. Com relação aos problemas do chrome para outros o.s. eu tenho usado o chrome tranquilamente instalado no ubuntu, nenhum travamento nem nada, e pelo menos na minha maquina(bem defasada) o chrome tem rodado bem melhor que o firefox no ubunto.
    E sobre o safari ser idêntico ao chrome, acho que seria o contrario;

    ResponderExcluir
  4. @André,
    Realmene, nesse caso a ordem dos fatores altera o produto (rs!).
    É o Chrome que é idêntico ao Safari.

    ResponderExcluir
  5. Eu uso vários navegadores e recomendo que vocês façam isso também. Para navegar na maioria dos Sites e Blogs uso o Opera 10, que considero o melhor. Já para acessar sites do Google como Orkut, Youtube, Gmail e futuramente (espero) o Wave uso/usarei o Google Chrome pois acaba saindo mais vantajoso pela velocidade, alem de ser um ótimo navegador. Parabéns a vocês pelo blog, template lindo, conteúdo ótimo, sucesso!

    ResponderExcluir
  6. O Mozilla trava todas as outras abas abertas quando se usa o wave. Acho o mozilla um ótimo navegador, eles poderiam melhorar o acesso ao wave e o travamento geral. Vou testar o opera depois digo o que achei. Parabéns pessoal

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho usado o Chrome e o wave tem rodado super bem... Nenhum problema!

    ResponderExcluir