quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O serviço que tem de tudo um pouco.
Eu já tenho experiência com internet desde 1997 e sempre tive muito interesse por qualquer serviço de relacionamento, desde o simples bate-papo, até o que temos hoje com as completas e complexas redes-sociais. O e-mail é um dos serviços mais antigos da internet como a conhecemos hoje – tem mais de 40 anos – e a Google achou que precisava de uma reformulação (ao menos essa foi a proposta deles). Mas o que há de novo e velho no Google Wave?

linha-google-wave

Se olharmos este novo serviço da Google bem de perto, veremos que as novidades são poucas ou quase nenhuma. O que podemos mesmo perceber é que fizeram uma ferramenta de convergência, tentando juntar o que há de melhor nas redes-sociais, comunicadores, fóruns e e-mail. Como a Google anunciou que esse serviço seria “o e-mail, caso fosse inventado hoje”, sua primeira funcionalidade é a comunicação e troca de informação direta, mas bem mais dinâmica e participativa.

 

Do e-mail ao Gmail

O “antigo” e-mail é uma forma de contato linear, que é praticamente a versão digital dos correios, uma carta eletrônica, como já diz o nome.Você envia e recebe contatos e respostas sobrepostas. Basta olhar para a sua caixa de entrada: um e-mail enviado por alguém e suas respectivas respostas e outros contatos são organizados cronologicamente. Se você responder um e-mail qualquer, ele está na pasta de enviados e tudo cronológico.

Quando a Google comprou o Gmail a proposta foi transformar os contatos em formato de conversas e organizá-los conforme eles se agrupam e se complementam. A caixa de entrada pode conter e-mails enviados e as respostas recebidas agrupam tudo como uma conversa, o que facilita a pesquisa ao deixar mesmo os e-mails antigos acessíveis e catalogados.

 

Do ICQ ao MSN/Gtalk

icq-logo Conversar diretamente com as pessoas por textos é o que mais se faz na internet. Isso começou com o velho ICQ (que, por incrível que pareça, ainda existe). Funcionava exatamente como o MSN, adicionando pessoas/amigos, que antes eram apenas números. Você vê quem está on-line e pode conversar diretamente com elas numa janela restrita e até ver se estão digitando.

Esses comunicadores evoluíram e ganharam o uso de Webcam e microfones, compartilhamento de arquivos/imagens e até englobaram a comunicação off-line e por e-mail – uma boa integração de serviços.

 

Dos fóruns às redes-sociais

Mas o que atrai mesmo hoje são os fóruns e a capacidade de atrair muita gente interessada em certos assuntos e troca de informações em um ambiente de debate/compartilhamento. Isso levou ao surgimento e popularização dos Blogs como uma lugar de agregar pessoas em torno de assuntos controlados não por grandes empresas, mas pelo usuário comum – o que chamamos hoje de democratização da informação.

E o constante crescimento e popularização da internet fez surgir as redes-sociais como uma forma de contato direto e publicação de sua imagem pessoal à quem possa interessar, bem como manter contato com amigos e pessoas de seu nicho. A expressão máxima disso é hoje o Twitter (siga o perfil desse blog: @guiagooglewave), que de forma objetiva e simples, faz várias pessoas se comunicarem, mesmo que não estejam em uma mesma lista de contatos/seguidores e seguidos.

linha-google-wave

E o Google Wave com tudo isso?

google_wave_logo_final Se olharmos, como propus no início, bem de perto, veremos todas essas características nesse serviço. Muitos hoje questionam a utilidade do Google Wave e se realmente vai emplacar. Terá o seu valor por ser uma ferramenta que quer incorporar serviços e organizar o que já fazemos em outros. Serve tanto como um simples e-mail e troca linear de informações/conteúdo/conversas; pode ser um comunicador que dá às conversas a possibilidade de saírem da janela limitante e oferecer nova dinâmica; e, como acredito ser mais útil, será como a rede-social completa e direta para debates ou mesmo a simples troca de textos públicos como se faz no twitter, mas sem pretender ser um micro-blog.

Assim, a palavra que pode descrever melhor esse serviço, talvez seja “Convergência”.

11 comentários:

  1. Muito bom mesmo!!
    (Mas da uma olhada no layout desse post quando aberto, ele ta falhando e não ta aparecendo a parte arredondada lá de cima.)

    ResponderExcluir
  2. Gostei mto do Blog!
    Aguardo algumas dicas como: Bots, gadgets, aplicativos, e-mail pelo googlewave e etc!

    ResponderExcluir
  3. @André,

    Estamos trabalhando ainda nos detalhes desse layout. Toda ajuda para identificar erros é bem-vinda para melhorarmos o serviço prestado.

    ResponderExcluir
  4. Tudo isso é verdade, mas o serviço só irá emplacar se as pessoas utilizarem e o fizerem de forma correta.

    Vamos torcer para isso.

    ResponderExcluir
  5. O que eu notar eu aviso então \o
    E falei que era so nesse post, mas depois reparei que nos outros também.
    E pra dar mais detalhes to usando o Google Chrome, não visualizei em outro navegador ainda.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post!
    Bom, não sei as outras pessoas, mas eu acessei do Firefox e do Google Chrome, não senti nenhuma diferença. Pelo o que eu li, parece que o Wave consome mais memória no Firefox né. Chega até ser um absurdo, mas para mim foi irrelevante.

    ResponderExcluir
  7. não atenho conseguido usar a Rosy (bot tradutor). Ela sabe se ela esta fora do ar?

    ResponderExcluir
  8. Muitoo Bom;
    To doido pra começar a usar.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o texto, realmente gostei do paragidma imposto e acredito que vá a evolução do wave vai caminhar sob estes trilhos mesmo.
    Só uma coisa que me chamou a atenção, é quando você diz q a google comprou o gmail.
    Na verdade, a google foi qm o desenvolveu, em 2004.
    Valeu

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o Texto. Dá pra ter uma visão mais clara do que é o google wave.

    ResponderExcluir
  11. Olá.

    Creio que o chat começou antes do ICQ, com o IRC. O ICQ me parece foi criado para permitir maior privacidade que a oferecida pelo IRC.

    ResponderExcluir