sábado, 14 de novembro de 2009

O Google Wave é bastante intuitivo e mesmo quando é lento para navegar existem passos básicos do uso para completar tarefas simples, como abri uma Wave, mudar de pastas, deletar, parar de seguir e criar blips/comentários, participando assim de uma Wave. Vejamos algumas dessas funções, que poderão ajudar quem está começando e serve para revisar os primeiros passos de utilização do serviço – mais um pouco sobre a interface do Google Wave.

Já tratamos aqui sobre os primeiros passos para entrar no mundo do Google Wave e é relevante conhecer esse conteúdo. Um deles tem até um vídeo-tutorial:

Veremos mais um pouco de alguns princípios básicos.

painel-google-wave-geral

Na barra lateral temos as caixas/pastas de conteúdo, onde ficam as Waves que você participa. A sua pasta principal é a “Inbox” onde ficam as principais Wave que você está atuando. Ao clicar numa das pastas o conteúdo é aberto na coluna do meio e você pode ver a lista das Waves. Ao clicar um uma das Waves, ela será aberta na ultima coluna (a da direita) e você pode atuar junto com os outros participantes escrevendo e interagindo.

Basicamente uma Wave é composta de pequenas partes, que é onde as pessoas escrevem, dão “Reply” (respondem) ou editam. Essas pequenas partes chamamos basicamente de “Blips”. Já a janela de uma Wave é composta de vários elementos de interação. Vejamos alguns.

partes-wave

Separamos três partes importantes.

controle-janela-wave No topo da janela, como uma janela do Windows, tem três ícones que, da esquerda para a direita, podem minimizar a janela, maximizar/restaurar e fechar a Wave (mas ela continua na sua caixa/pasta). Ao minimizar um ícone no topo da página aparece e ocê pode restaurá-la novamente quando quiser e até, com isso abrir duas ou mais Waves ao mesmo tempo.

Também você pode observar um menu horizontal com várias funções de uso. Esse menu muda de acordo com o que você está executando. Quando começar a digitar algo numa Wave, vira uma barra de edição de texto e elementos de página; já quando está apenas lendo a Wave muda para outras funções.

menu-wave-geral

No menu geral você pode ver no conto direito que há um botão com “…” que representa que há mais opções que não aparecem devido ao espaço da janela. Vale destacar o botão “Unfollow” (não seguir) para que a Wave continue existindo em sua caixa/pasta, mas que você não seja mais avisado de atualizações, nem seja colocada em sua caixa Inbox.

editar-wave

Já a barra de edição para textos funciona da mesma forma que qualquer editor de textos padrão que você já está acostumado a ver e usar. Mas, como num e-mail é possível criar links, adicionar anexos e Gadgets próprios do Google Wave. Também tem um ícone no final da barra para visualizar as outras opções disponíveis.

Por fim, temos também a barra de inserir Reply direto na Blip desejada. Sempre que você posicionar o mouse sobre a linha abaixo da Wave você verá uma barra azul sugerindo um Reply.

linha-replay-wave

Ao clicar aí você poderá começar a editar uma blip imediatamente abaixo de onde alguém parou, como uma forma de continuar a conversa daquele ponto e responder algo específico.

No mais, com esse pequeno manual e introdução a certas funções do Google Wave, você já pode descobrir coisas novas e usar de forma satisfatória.

11 comentários:

  1. O blogue é recente mas está cada vez melhor. Chegou na altura certa. Acabo de abrir conta na Wave. Ainda acho a Wave pouco intuitiva. Dificilmente vai ser um fenómeno de massas.

    ResponderExcluir
  2. A grande dificuldade da Wave pegar é que não é possivel você usar o email de outras contas, assim o google quer monopolizar a comunicação. Mas se fosse possivel agregar outras contas seria muito bom.

    ResponderExcluir
  3. @Washington,
    Como o Google Wave ainda está em fase de desenvolvimento é bem provável que essa integração ainda venha a acontecer. E a Google não daria uma mancada dessa ignorando milhões de pessoas já acostumadas ao velho e-mail.

    ResponderExcluir
  4. Marcos:
    Parabens pelos tutoriais! Estão ficando ótimos e ajudando mto as pessoas que, assim como eu, ficaram perdidas no inicio! São mtas funções novas, precisa pesquisar mto para saber até onde vai o gwave.

    PS.: Tomei um susto quando vi meu post na primeira figura! tava mostrando para um amigo como edita msgs dos outros, editei justo a sua!hehehe Foi engraçado!
    Jonaslpalma.

    ResponderExcluir
  5. Vou começar a usar... seguirei aqui pra ficar antenada!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa... perfeito o Google wave, agora é hora de aprender a usá-lo ...estou tomando uma surra rs.... mais pelo que estou vendo aqui os tutoriais são bem explicados... :)

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente, galera, até agora, entrei várias vezes e não vi ninguém online dos que adicionei pra poder conversar no Google Wave ou trocar mensagens. Eu imaginava uma ferramenta bem mais simples, com GMail, GTalk, bem destacados e outras funçoes também.
    Tentei acessar uma wave pública, a da INFO e não consegui.
    Pra mim está tão estranho que dá vontade de voltar só daqui a dois anos, viu?! Hehehehehehe... quanto "maturarem" esse treco deles.
    Mas, parabéns a este blog o Guia me incentivou a usar mais o GWave e vou persistir. Um abração pra todos!

    ResponderExcluir
  8. ahh mexer não eh tãao complicado assim.. o duro eh q nao tenho ninguém de contato, tem uns 5 ou 6 mas nunca conversei na vida com eles

    ResponderExcluir
  9. Precisava de um gerenciador de contatos no GWave.

    ResponderExcluir
  10. É confuso, nada intuitivo e ainda não consegui perceber qual é o espírito da GWave...

    Está me parecendo uma grande e medonha salada de fruto de tudo o que já existe por aí, mas ainda sem um nexo lógico.

    Vou tentar entender melhor, talvez o problema seja eu mesmo... rs...

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal do Guia do Google Wave. Meu nome é Luiz Fernando e essa é minha primeira visita ao blog. Gostaria de já parabenizar os bons artigos que encontrei aqui.

    Eu gostaria de dar minha colaboração também e deixar um pequeno relato da minha experiência de uso do Google Wave na empresa que eu trabalho e espero que de alguma forma possa ser útil para alguém.

    Assim que tive o primeiro contato com a ferramenta Google Wave eu não conseguia compreender o conceito porem as coisas foram mudando conforme aplicamos a ferramenta no nosso uso diário aqui na empresa. Começamos utilizando o Google Wave apenas para documentar as idéias propostas nas reuniões, logo a ferramenta se mostrou muito útil por permitir a fácil interação e colaboração dos membros da equipe. Um exemplo prático é: Criamos uma nova Wave sobre a configuração de um servidor para a empresa e adicionamos os responsáveis por esta função. O pessoal vai interagindo através de blips e adicionando material relacionado como links de artigos, fotos, videos e documentos sobre as possíveis opções de compra. Quando definimos como satisfatória as discussões e interações sobre o assunto aindo temos a opção de adicionar um Gedget de enquete para saber a opnião final dos participantes.

    Em resumo temos tido boas experiências aqui na empresa com a ferramenta Google Wave. Tem sido uma ótima ferramenta de colaboração. Apenas um problema tem me deixado um tanto insatisfeito é ao enviar um convite e o convidado ter entrado no Google Wave ele não aparecer em minha lista, mesmo depois eu adicionando ele manualmente na lista de contatos. Mais também temos a consciência que a ferramenta esta em desenvolvimento e em evolução.

    Obrigado pelo espaço!

    ResponderExcluir