segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A grande dúvida que sempre se levanta é sobre a utilidade real do Google Wave e sua praticidade para atender nossas necessidades de comunicação. Usar o Google Wave tem se mostrado um desafio e muita gente que já tem acesso ao serviço ainda está perdida. É nosso objetivo aqui no Guia Google Wave ajudar você a entender melhor essa ferramenta e os recursos disponíveis e também entender como tirar proveito desse que promete revolucionar a troca de informações.

Recomendamos como leitura inicial que se veja dois pequenos tutoriais, uma visão geral do serviço e até assista o vídeo que produzimos para que você se familiarize mais com o Google Wave:

Quais as formas de utilização do Google Wave.

Ao entrar na sua pasta “All” no menu de navegação do lado esquerdo do painel do Google Wave (“Navigation”) você verá que existem ali algumas Waves padrões, pré-adicionadas pelo próprio serviço. Uma delas é justamente (em inglês) mostrando algumas sugestões de uso para o serviço – When to use Google Wave (Quando usar o Google Wave).

Organizando Eventos. Se você tem muitos amigos próximos como contatos de seu Google Wave, pode usar e criar uma Wave justamente para organizar eventos e atividades; isso vale para família também. Mais fácil que o e-mail, todos podem participar e interagir com o texto e mesmo que alguém seja adicionado posteriormente, tem a possibilidade de rever tudo o que os outros já fizeram e sugeriram e como as idéias evoluíram (recurso de “playback”). Você pode adicionar mapas, links e fotos, organizar roteiros e compartilhar arquivos – tudo em tempo real, se também for preciso um bate-papo com a turma toda ao mesmo tempo.

Bloco de notas/Lista de atividades. Imagine uma república ou mesmo esse evento de amigos e família. Muitas vezes dividir tarefas e fazer listas das obrigações de cada um pode ser complicado e uma falha na comunicação pode atrapalhar tudo no final. Você pode criar essas listas em forma de Waves e qualquer modificação pode ser vista e atualizar todos ao mesmo tempo, sem precisar reenviar nada. Isso também é ótimo para grupos de trabalho na empresa ou na faculdade/escola para tomar decisões, rever processos/etapas de atividades e, o mais prático, serve como uma referência para avaliar ao final de tudo como as coisas se passaram e se tudo foi bem cumprido e elaborado.

Relatórios de grupo e escrever projetos. Com toda facilidade que é de se compartilhar arquivos e reeditar textos, o Google Wave pode ser um bom caminho para a colaboração em projetos e relatórios de grupos de trabalho/faculdade/escola. Todo o texto pode ser digitado e editado por todos numa única Wave, feitos os devidos comentários e releituras/reedições sem perder nenhum fase do processo já que tudo pode ser revisto e revertido se algo precisar voltar.

Editor de Textos. Juntamente com a sugestão acima, uma Wave pode ser usada como um editor de textos para escrever artigos/projeto/trabalhos feitos por mais de uma pessoa ao mesmo tempo e depois transferido para um editor padrão, quando chegar à parte final do texto. A vantagem é que não se precisa ficar trocando anexos e esperando que o outro termine o que tem que fazer para que se posso trabalhar no mesmo texto. Todos atuam ao mesmo tempo, juntos e até em partes diferentes do texto.

Vídeo de 8min da equipe do Google Wave mostrando outros usos (em inglês).

Como você usa o seu Google Wave?

Essas são apenas algumas sugestões de uso e compartilhamento. Mas já vimos outras muitas utilidades para o serviço e queremos saber o que você tem feito com a sua conta do Google Wave e como tem interagido com outras pessoas. Conte-nos nos comentários o que você sugere como forma de uso e o que espera desse serviço no futuro quando for liberado para outras pessoas.

11 comentários:

  1. Uso o Wave para organizar assuntos do meu blog, manter contato com os escritores e evitar de mandar centenas de e-mails por dia. :P

    ResponderExcluir
  2. Todas as idéias são ótimas, só que ninguém das pessoas com que me relaciono tem conta no Google Wave. Vai levar tempo para as pessoas usarem nesse nível, pois seus contatos terão que migrar e usar a ferramenta.

    Outro elemento importante será a integração com o gmail. Vai ficar difícil deixar de usá-lo se não for possível enviar emails e receber pelo wave.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, ainda estou meio perdida no Google Wave... Por haver esta restrição inicial quanto ao número de usuários várias das funções não são utilizadas... Com quem vou usá-las se quase ninguém tem/usa/sabe usar? As pessoas que tenho nunca estão online comigo... só usei uma vez o serviço email/msn, adicionei o twitter e a coisa deu um erro mto estranho e só... ainda apanhando... mas chego lá!

    ResponderExcluir
  4. Eu andei discutindo com um colega professor - no Wave! - vários usos possíveis dentro de uma escola: trabalhos colaborativos com alunos, redação/elaboração de projetos pedagógicos com colegas, atas de conselho de escola... Mas pra isso é preciso ter mais gente com acesso ao Google Wave e ajudar o pessoal a aprender a usar. E integração com e-mail é altamente desejável, pra facilitar a migração.

    Não é preciso estar todo mundo online ao mesmo tempo para usar o Wave, Mary. Ele funciona como um mural de recados também. ;)

    ResponderExcluir
  5. sinceramente, uso apenas para o Twitter.. haha, não tenho ninguém de contato no meu... =/

    ResponderExcluir
  6. Vejo uma possibilidade de usá-lo como um "Gerenciador de Tarefas". Mas seria interessante se houvesse a possibilidade de atribuir data e horário para término da tarefa. E ainda deveria ter a data, hora, minuto, para registrar a postagem. E não somente o dia.

    ResponderExcluir
  7. Novamente, assim como no orkut, o google deu uma vacilada na publicidade, esperava outra coisa. Seria tão simples possuir um grupo de Waves, e a pessoa se inscrever no grupo de waves, e não na wave propriamente dita. Daria para fazer muita coisa a mais. Pra mim ainda virou um batepapo on/off-line, independente do que vc conversar nele, não deixa de ser um batepapo!

    ResponderExcluir
  8. Para quem estuda é uma ótima opção de fazer trabalhos, relatórios, em grupo.

    ResponderExcluir
  9. Como está ainda em fase de desenvolvimento, acho válido todas as dicas dos amigos acima, e gostaria tb de deixa a minha: acho extremamente relevante o controle sobre a wave, a moderação, se não pode virar um zorra, sem controle algum. deveria ter tb botões para excluir contatos e robôs, e acho que não poderia falta um ferramentas de edição de texto mais completas!!

    ResponderExcluir
  10. Olha, ainda estou bem perdido sobre como usar o google wave. Ainda mais que por enquanto poucos dos mes contatos o tem. Espero que quando mais gente tiver torne-se mais divertido.

    ResponderExcluir
  11. Nossa estouu superrrrrrr perdida cm o Gogle Wave...alguem me ajude?????!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir