sábado, 29 de maio de 2010

Foi um ano bem longo para a Google num serviço que não convenceu muita gente ainda e não está prometendo muito mais do que já foi visto. O Google Wave foi um lançamento estrondoso, prometendo revolucionar a forma como trocamos informação e colaboramos na web, já que o velho e-mail já não atende mais à velocidade das redes-sociais e não é tão eficiente quando envolve mais de duas pessoas. É um serviço difuso, não linear e que confundiu muita gente; começou pesado, cheio de erros e pouca gente com acesso. Mas agora todos podem ter a sua Wave.

Você que está chegando agora pode querer ler isso: Google Wave: Dúvidas e Perguntas mais frequentes.
E se você já usava, agora é a hora de voltar… você pode se surpreender com as melhorias e novidades.

Eu ainda sou um entusiasta do Google Wave e sempre gostei, desde quando a idéia surgiu e era aberta apenas para alguns poucos desenvolvedores convidados. Entre Julho e Outubro de 2009, poucos privilegiados usavam o serviço e o máximo que víamos eram vídeos de campanhas. Até que foram distribuídos 100.000 convites pelo mundo para pessoas "comuns" e cada uma tinha o direito de convidar outros. Juntamos, Sérgio Estrella, Caio Lausi e eu (Marcos Lemos) para usar e aprender sobre essa onda!

Aí nasceu o Guia Google Wave! Os convites borbulhando, quase surgiu um mercado negro de troca e venda de convites para o serviço (brincadeira! – mas chegou perto), e nada em português ensinando a usar as infinidades de recursos e possibilidades que o Google Wave disponibiliza. De novembro de 2009 para cá, já publicamos alguns vídeos e mais de 60 artigos ensinando a usar o Google Wave.

E nosso trabalho ficou mais sério agora que nessa semana (18/Maio/2010), prestes a completar um ano de existência, a Google liberou o GWave para todos que quiserem usar. Agora uma infinidade de pessoas podem acessar e usar. Isso resolve o maior dos problemas que o Wave tinha: gente para interagir. Isso mesmo: o Google Wave só faz sentido se você tem com quem interagir e de preferência com pessoas próximas à sua rotina, como já usamos o e-mail. O objetivo do GW é ajudar as pessoas nas sua organização de trabalhos e atividades colaborativas, seja no trabalho, na faculdade, nas amizades, festas viagens etc. Se seus amigos não usar o serviço, pra que serve?

Agora o serviço já está funcionando sem erros e sem travar. Bem mais leve que antes e com recursos mais simples, mais objetivos e bem mais fácil de entender o que temos disponível. Ainda faltam algumas integrações e muitos aplicativos vão ser desenvolvidos para usar o Google Wave. Não é uma ferramenta tão simples e exige um pouco mais de seus usuários, mas ainda promete muito e pode ser que se torne um modelo para outros formatos.

Fonte: Happy 1st birthday, Google Wave!
Blog oficial: Happy 1st Birthday, Google Wave!

Escreva seu comentário: