quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

htc-google-android-celular Aqui somos grandes fãs da Google e seus serviços variados. Isso fica bem evidente neste blog que é dedicado ao Google Wave, mas vou aproveitar o espaço para dar minha opinião sobre o Android e outros serviços da Google para celulares, inclusive o novíssimo aparelho montado em parceria com a HTC, o Google Nexus One. Além de lindo e simples, é totalmente voltado para o mundo da internet e seus serviços mais variados.

 

Eu, Marcos Lemos, sou particularmente apaixonado por celulares e por tudo o que podemos desfrutar dessa tecnologia de bolso. Eu tenho um Nokia N97 e já tive um E71 (que agora está com minha noiva). São excelentes para quem precisa usar a internet, e-mails e Twitter ou mesmo precisa de pequenas aplicações que podem até substituir seu notebook quando necessário.

google-nexus-one Vendo o que anda fazendo a Google, especialmente nesse ano que passou, 2009, depois de criar o sistema operacional de celulares, conhecido como Android, percebo que essa grande empresa tem um plano muito simples: convencer a todos de usar a internet ao máximo. Não era de se esperar menos, já que eles dominam boa parte do mercado de serviços e produtos para Web. Mas faz todo sentido quando pensamos o quanto a internet já envolve nossa vida e nossas rotinas.

O Nexus One é uma prova do quanto essa empresa se dedica a isso. Todo o sistema foi desenvolvido para facilitar a integração com a internet. Assistindo o vídeo promocional, vi que eles nem mencionam que é um celular e que pode ser usado para fazer chamadas telefônicas convencionais, usando sua operadora de celular. Citam que tem reconhecimento de voz, mas não que serve para ligar para alguém. Claro que o aparelho faz isso também. Assista:

O que me vem à mente é se será possível usar o Google Wave neste celular. Usando o navegador padrão do Nokia N97 e E71 ou o Opera Mini (e o 10 também) não dá pra abrir o Google Wave no celular. Nunca tentei num iPhone ou outros aparelhos, mas acho que não tem como fazer isso. Acredito que, se a Google quer integração e o Google Wave é sua aposta mais nova nesse tipo de assunto, com o lançamento do Nexus One, acredito que isso venha a ser possível.

7 comentários:

  1. Caramba eu que sou aficcionado pela nokia so uso smart nokia gostei desse smart ... esse vai pra minha lista de compras

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um celular Nokia velho (nem vou citar qual). Sempre fui muito apegada à Nokia, até queria comprar um N97, mas está com um preço impraticável sem uma boa conta e nas lojas da Vivo, Tim, Claro e Oi de onde eu moro não chegou ainda. Até que descobri que a Google estava para lançar esse Nexus One. Estava aguardando ansiosamente. Será que ele será tão amigável quanto os Nokias? Num comparativo com o N97 quem sai melhor (sinal, velocidade, compatibilidade)? Achei eles bem similares no geral. E será que vai ser lançado no Brasil? Por US$179 com conta como na AT&T? Ou por R$2399 como o N97?
    Muitas dúvidas, vou aguardar mais uns meses para me decidir. Se alguém puder dar uma ajuda...
    Carolmay.

    ResponderExcluir
  3. Celular, o que é isso??? aehuehuheaeh
    Eu tenho um, bem simples, serve mais pra ligar, só!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu Tenho um samsung star, mas estou a pensar em trocar para o mexus quando ele sair aqui em portugal.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um HTC Magic com o Android 1.5, no navegador o Google Wave DEMORA, mas abre. Mas daí não dá pra mexer porque ele não se ajusta à tela e é um inferno de lento XDDD (pelo menos da última vez que eu tentei)

    Mas acho que nem vale muito a pena levar o Google Wave ser "portátil", ele é um site tipo fórum, não é desses q vc mexe só 2 minutinhos (pelo menos pra mim xD)

    ResponderExcluir
  6. Logo no início do vídeo aparece a expressão "WEB PHONE" logo podemos perceber que sim, se trata de um telefone com acesso a web. Seria uma furada não ter acesso ao Google Wave, mas como esse ainda está em fase de teste talvez seja bem provável que ainda não dê acesso ao Wave. Bom mesmo é saber, quando e por que preço será possível ter um desses aqui em terras tupiniquins.

    ResponderExcluir
  7. Eu possuo um iPhone 3G e utilizo, uma vez ou outra, o GWave no aparelho.
    Pude observar que funciona relativamente bem, muito embora, na maioria das vezes, fica bastante lento.
    No iPhone existe a possibilidade de se criar atalhos na tela inicial, o que foi feito com o GWave. Foi criado um ícone típico do serviço ficando parecendo que era mais um app instalado.
    Fiz a mesma coisa com o Buzz que, de maneira semelhante ao GWave, permite a criação de um ícone típico, porém tem maior agilidade em relação ao outro serviço.
    Em ambos os casos existem limitações quanto ao envio/upload de arquivos e fotos o que deixa a experiencia móvel um pouco menos interessante e rica.
    De qualquer forma, vale a pena conferir!
    Abraxxx!!! :-)

    ResponderExcluir