segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Se o Google Wave é um lugar para agregar pessoas e compartilhar conteúdos e informação, pode ser muito útil na hora de preparar e elaborar textos, planilhas e apresentações. Descobrimos uma forma de integrar o GDocs no Google Wave e poder trabalhar vários arquivos numa mesma Wave. Com esse modelo de gadget para o GW, você verá que é possível integrar muitos serviços e compartilhar muitas informações ou mesmo usar o Google Wave como plataforma definitiva de trabalho.

Para os que não sabem o que são gadgets/Aplicativos e robôs/robots para o Google Wave, leia:

É fácil adicionar um arquivo anexo numa Wave para que as pessoas com quem você quer compartilhar façam o download e trabalhem nele individualmente. Ou você pode, no GDocs, compartilhar um arquivo e enviar o convite para outros editarem. Mas nenhum dos dois exemplos permite trabalhar em tempo real e ver o outro trabalhando e interagir. Já até mostramos, em vídeo, uma forma de editar um texto pelo Google Wave (Wave para editar e compartilhar textos e trabalhos coletivos), que já é uma boa solução, mas depois alguém tem que pegar o texto e colar num editor de textos e gerar o arquivo (claro, depois enviar para todos o resultado final.

Mas encontrei um gadget/Aplicativo que pode facilitar isso, onde várias pessoas podem editar um mesmo arquivo de texto, planilha ou apresentação – tudo dentro de uma mesma Wave.

http://wave-ide.appspot.com/iframe.xml

Veja como usar esse aplicativos e como adicionar.

A primeira coisa a se fazer é iniciar uma nova Wave e adicionar as pessoas que você quer que participem (lembrando que depois não tem como excluir da lista). Feito isso, clique no ícone de adicionar gadget da barra de ferramentas, como ilustra a imagem:

icone-gadget-google_wave

Na janelinha que abrir no centro do painel digite o endereço do aplicativo, citado acima, que ficará como na imagem, e clique no botão “Add” para executar:

iframe-wave-docs

Assim o aplicativo vai rodar e será visto como o seguinte:

iframe-wave-edit

Veja o link “Edit” destacado. Ao clicar nele será possível adicionar uma URL. Vá ao Gdocs e encontre o documento que deseja compartilhar com outros na Wave (lembre-se de dar permissão de leitura e edição do documento). Para isso, basta copiar a URL da página do documento do Gdocs. Adicione esse endereço onde está indicado por “<iframe> URL:”, veja o modelo:

iframe-wave-url

E onde está indicado “height(px)” escolha a altura que terá a janela adicionada. Recomendo que seja de no máximo “400” para caber em um Wave padrão. E o resultado será semelhante a isso (para um documento de texto, por exemplo):

iframe-wave-docs2

Lembrando que você pode ainda adicionar planilhas e apresentações de slides. Você pode adicionar esse gadget em qualquer parte de uma Wave e ter quantos participantes forem necessários e tudo o que é feito todos veem e podem salvar.

14 comentários:

  1. Olha que interessante! Wave me surpreendendo.


    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos, me parece que esta técnica deve funcionar também para mostrar outros sites dentro de uma wave, ou estou enganado?

    Ótima dica!

    ResponderExcluir
  3. Parece que a cada dia o Wave se mostra mais versátil e prestativo, pode até ser verdade que o GWave não seja uma revolução, mas é um grande passo que vai melhorar e muito a maneira como as pessoas interagem na web.

    Parabéns, ótima iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Jorge ... sim o Iframe serve para adicionar qualquer site dentro de uma wave

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcos, tudo bom? gostaria de saber se dessa forma, as alterações feitas no doc refletem diretamente no meu documento originhal no GDocs? ou as alteraçõe se limitam somente a Wave em questão?

    ResponderExcluir
  6. Só pra confirmar... Não é possível trabalhar uma planilha de dados ao mesmo tempo com todos os membros de uma Wave?

    ResponderExcluir
  7. @Teddy,

    É possível adicionar planilhas sem problemas.

    .

    @Diego,

    As alterações vão se aplicar diretamente no arquivo original. Você está trabalhando dentro do GDocs normalmente. tudo o que mudarem, mudará de fato no original.

    ResponderExcluir
  8. Como faço para add uma planilha do excel para que o conteúdo seja trabalhado por no mínimo 3 pessoal simultaneamente? Explica por favor...

    ResponderExcluir
  9. @Teddy,

    Basta você criar a Wave, adicionar as pessoas que quer que participem e insira o endereço da planilha desejada.
    Acho q isso está claro no tutorial acima. Vc leu?

    ResponderExcluir
  10. Obrigado por atender ao meu pedido é o melhor (se não o único) site sobre wave

    ResponderExcluir
  11. Já estou trabalhando com Planilhas do Docs. Deu certinho... Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Seguindo esse mesma dica, tb podemos adiciona um slid show do flickr e mostra para as pessoas que estiverem na wave !! muito bom !!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom mesmo, já tenho o wave a bastante tempo, até hoje não sabia como usar.

    ResponderExcluir
  14. Ainda não entendi a diferença do wave para o google doc... neste também dá para ver o que o outro está fazendo e adicionar os participantes para editar textos...

    Paz

    Julie Maria

    ResponderExcluir