quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

robot-google-wave Que o Google Wave tem a possibilidade de incorporar milhares de aplicativos e funções, basta entrar uma única vez para reparar isso. É bem mais que um serviço, é uma plataforma de interações e funções que pode ampliar o uso da internet e nos manter mais conectados. Ainda em fase de desenvolvimento, o Google Wave tem o seu código aberto para que desenvolvedores do mundo todo possam criar aplicativos e serviços que interajam com essa plataforma. Com isso temos os robôs (robots) e os gadgets que adicionam essas aplicações de todo tipo. Mas, qual a diferença entre eles?

Basicamente não há diferença alguma. Todos os dois tipos servem para adicionar uma função ou um aplicativo em uma Wave e podemos interagir com isso. Existem centenas disponíveis para uso (e vamos publicar os melhores e os que testarmos aqui, basta ver nossos marcadores: Gadgets/Aplicativos e o Robôs/Robot – sendo que no marcador “Gadget/Aplicativos” teremos também outros tipos de programas que vão além da integração de funções para uma Wave.

Os Gadgets são elementos incorporados em uma parte específica de uma Wave e servem para uma interação pontual dos participantes. São sempre um endereço de página (URL) com final “XML” e para incorporar é preciso clicar no ícone verde em forma de peça de quebra-cabeça na barra de edição de textos de uma mensagem na Wave, como ilustra a imagem:

icone-gadget-google_wave

Ao clicar nesse ícone uma janela vai se abrir para ser adicionado o endereço do gadget que gera o aplicativo. Então, sempre que você se deparar com algo para usar no Google Wave que seja um link terminado em “.xml” é para ser adicionado dessa forma. É o caso do Gadget para usar o Twitter no Google Wave.

Já no caso dos robôs, são como os contatos de sua lista, como uma pessoa. Eles têm um endereço (tipo e-mail) – nome-robô@<aplicativo>.com – e você os adiciona na sua lista de contatos como faria para uma pessoa (como adicionar contato, veja aqui). E sempre que quiser adicionar aquela função em uma nova Wave, basta arrastar esse “contato” para a Wave desejada. É o caso do robô para criar Waves públicar.

Quer aprofundar sobre o Google Wave? Leia também:

Um comentário:

  1. Aprendendo mais um pouquinho. Continue postando diariamente, estou passando o blog para algumas pessoas novatas para aprenderem mais rápido sobre GWave e podermos todos utilizá-lo da melhor forma possível.

    ResponderExcluir