sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

pastas-folders-google-wave Para manter o Google Wave organizado é preciso saber selecionar o que se recebe e dividir em pastas e grupos. Para quem tem muitos contatos e participa de muitas Waves públicas, pode ficar confusa e cheia a pasta “In Box”, dificultando a navegação e até para encontrar o que realmente é de seu interesse. Por isso vou mostrar aqui como criar pastas (“folders”) onde você pode organizar melhor o que recebe.

Já mostramos aqui como usar os recursos de Follow/Unfollow e a pasta Trash como uma forma de se organizar sobre as suas Waves:

Esse já é um passo grande para organizar suas conversas. Mas se você mantém muitos contatos, pode distribuir as Waves e catalogá-las segundo o grupo de participantes, assuntos e grau de importância simplesmente criando pastas e enviando essas Waves para o lugar correspondente, específico para cada tipo.

Vá à barra de navegação no painel do Google Wave e, ao lado da opção “FOLDERS” clique no ícone com o sinal “+” e um formulário aparecerá para você digitar o nome da nova pasta (como ilustra a imagem abaixo).

folders-google-wave-pastas

Dê o nome desejado e crie quantos forem necessárias. Depois é só mover as Waves, uma de cada vez, para as pastas respetivas. Para isso basta clicar na Wave que você quer mover, como você já faz para abrir e ver o conteúdo. No menu clique na opção “Move to” e escolha uma das suas pastas criadas e a Wave será movida.

mover-wave-folders

Você pode classificar as novas pastas por cores e com isso destacar cada uma delas. Bem como pode deletar uma pasta que não quer mais. Quando você exclui uma pasta as Waves não são perdidas e é sempre possível ver todas na pasta “All” do menu de navegação. Também é possível criar sub-pasta, mudar a posição delas no menu e renomear quando for conveniente. Tudo isso basta clicar na setinha ao lado do nome da pasta e escolher a função no menu que aparecer.

menu-folders-googlewave

É importante manter um nível de organização no Google Wave, devido à sua complexidade e a possibilidade de juntar muitas tarefas em um único lugar. Conhecer suas funções e recursos é um passo fundamental para facilitar o seu uso e essas pastas podem te ajudar nessa organização.

 

Veja outros artigos de recursos:

3 comentários:

  1. Tutorial bem explicado e fácil de entender

    ResponderExcluir
  2. Marquei uma Wave numa pasta errada e não consigo desmarcar. É possível?

    ResponderExcluir
  3. @Bianca,

    É o mesmo procedimento para enviar uma Wave para um pasta. Basta você agora selecionar a Wave e mover para outra pasta.

    ResponderExcluir