domingo, 6 de dezembro de 2009

Manage contacts Google Wave.
Muitas dúvidas sobre o uso do Google Wave são sobre como administrar a lista de contatos e como adicionar e tirar pessoas de suas listas e Waves criadas. Este novo serviço da Google só faz sentido usar se temos contatos e pessoas com quem compartilhar informações, pois o Google Wave é uma ferramenta cooperativa. E os contatos funcionam mais ou menos como sua lista de e-mails em qualquer outra plataforma, inclusive de sua conta do GMail que integra a sua lista do Google Wave.

Antes que alguém pergunte: não tem como integrar, usar o GMail dentro do Google Wave. Essa e outras perguntas já respondemos aqui (veja se suas dúvidas não estão na lista antes de entrar em contato):

Outra pergunta respondida lá é: Não tem como excluir alguém que foi adicionado numa Wave. Isso mesmo: se adicionou alguém como participante de uma Wave, não tem como tirar mais. É como enviar um e-mail: não dá pra pedir de volta. Por isso, tenha todo cuidado ao adicionar alguém em uma Wave, pois isso é irreversível. Um problema comum são pessoas que criam uma Wave para usar o Twitter e acabam adicionando, por acidente, contatos ali e as pessoas passam a ter acesso à sua conta do Twitter também.

Mas, voltando ao assunto, a sua lista de contatos do GMail é a mesma do GW. Todos os serviços da Google são interligados, então o GW vasculha a sua lista de contatos de GMail para encontrar quais da sua lista já têm conta no Google Wave e adiciona na janela do painel de Contatos, como ilustra a imagem abaixo:

contacts-google-wave

Note que na parte inferior há um link “Manage contacts” ao lado de um sinal de “+”. Já ensinamos como adicionar contatos na sua lista, que basta clicar nesse sinal e digitar o endereço desejado. Mas no link você será direcionado para um painel, onde pode gerenciar tudo sobre seus contatos que integram sua conta no Google, de todos serviços da Google.

lista-contatos-google

Aí é possível editar os contatos, selecionar quais você quer em sua lista e adicionar novos. Pode criar grupos de trabalho e transferir para outras listas e adicionar detalhes. Todas as alterações feitas serão visíveis no GMail também e vice-versa, por isso tenha certeza das mudanças que quer fazer.

Para aqueles que estão começando, recomendo que leiam também:

4 comentários:

  1. Acredito que isso vai ter de ser revisto, se uma empresa usar o GW para interagir com seus funcionários, postando arquivos e resoluções inerentes apenas ao seu funcionamento, e um desses funcionários se desliga da empresa, ele vai continuar a ter acesso a toda movimentação.
    Esse é só um dos problemas de não se poder alterar a lista de contatos, retirando aqueles que precisamos retirar.

    ResponderExcluir
  2. Walter o wave é um email a empresa vai enviar suas resoluções no email e quando tiver novidades manda outro "Email" excluindo o funcionario indesejado ... agora não sei se voces notaram mas numa wave quando clicamos na foto de um contato que aparece as opções (Ping, Add ...) aparece tambem a opção REMOVER mais o botao fica inativo (por enquando so ta funcionando com os bots)

    ResponderExcluir
  3. Dá para usar o gmail dentro de uma wave sim. Eu consegui através de um gadget do iGoogle. É só adicionar o seguinte endereço no botão "Add gadget by URL": http://hosting.gmodules.com/ig/gadgets/file/100080069921643878012/gmail.xml

    Fica melhor visualizado em waves maximizadas.

    ResponderExcluir
  4. Estou decepcionada com o GW. Esperava poder migrar meus contatos para o GW. No início do Gmail e de qualquer provedor é possível a migração de endereços. Sugiro a equipe do GW rever suas prioridades. Muito satisfeita com o iGoogle, consigo acompanhar o GW e o Gmail dentro do iGoogle, este está batendo de dez a zero no GW.

    ResponderExcluir