quarta-feira, 18 de novembro de 2009

reciclar-trash-follow-wave Alguns funções de navegabilidade do Google Wave podem parecer confusas à primeira vista, principalmente na hora de organizar as Waves que queremos participar ou as que nos adicionaram e nem estamos tão interessados. É como receber e-mails: às vezes estamos esperando algo, outras nos chegam por um acaso e até temos interesse, mas há os e-mails que não queremos e os Spams. Tem disso também no Google Wave e a forma de organizar tudo o que recebemos é importante para não se perder.

Para quem está iniciando no Google Wave ou mesmo os que já estão acostumados à plataforma, é sempre bom revisar alguns procedimentos e recomendamos três artigos para uma visão geral:

Entendendo Follow/Unfollow e Trash

No menu de navegação no canto esquerdo do painel do Google Wave há uma pasta chamada “Trash” (lixeira) para onde você pode enviar todas as Waves indesejadas das quais for adicionado ou que você não tem interesse mais em continuar participando ou lendo. Para enviar uma Wave para a pasta Trash, basta abrir a Wave e na barra de menu clicar no ícone “Trash” (como ilustra a imagem).

trash-google-wave

Enviar uma Wave para a pasta Trash tira essa de suas atualizações, mas a Wave, mesmo que você a tenha criado, não deixa de existir. É como um e-mail: você pode deletar, mas quem recebeu tem uma cópia do que foi enviado. Também não é possível esvaziar a pasta Trash, então as Waves que você apagou continuam lá. Mas você já não vê as atualizações. Outro detalhe é que não é possível se excluir de uma Wave.

Agora temos os botões Follow/Unfollow (acompanhar/não acompanhar) que ficam também na mesma barra de funções e definições de Waves. Basicamente serve para escolher quais Waves você continuará seguindo, acompanhando em sua Inbox e que quer ver as atualizações.

follow-unfollow-google-wave

É apenas uma forma de demonstrar interesse e organizar as Waves que você recebe. Há Waves que você quer participar ativamente e normalmente ficam na sua pasta Inbox, especialmente as que você criou. E há outras que adicionaram você e que podem até ser de seu interesse ou quer apenas manter contato, ver o andamento e não quer excluir (mandar para a pasta Trash).

As Waves são predefinidas como “Follow” e caso não queira é que você precisa clicar na botão “Unfollow”. É possível reverter o processo e redefinir o seu interesse numa Wave. Quem criou a Wave não vê as definições que você atribuiu nem sem você excluiu uma Wave ou parou de seguir – são definições do seu uso privado e ninguém tem como saber o que você fez com as Waves que está incluído.

4 comentários:

  1. Essas características de "Follow" e "Unfollow" são bem interessantes, embora não tenhamos a possibilidade de sair de uma \/\/ave. Mas tudo ainda está muito no começo, e em anos o Google \/\/ave será uma coisa tão comum quanto Orkut e Msn. Espero.

    ResponderExcluir
  2. @Alexandre,

    Eu não diria "em anos", mas em poucos meses mesmo. A velocidade da internet não permite que empresas como a Google pensem "nos próximo anos" apenas. Mas seus serviços têm que atender a demanda de hoje, de agora.

    Acredito que o Google Wave venha para a superfície nos próximos meses.

    ResponderExcluir
  3. parabens.... mas uma dica que nao sabia ehehhe

    ResponderExcluir
  4. Bom saber que é desse jeito que funciona o trash e follow. Já imaginava isso, mas não tinha certeza.
    O site tá muito bom viu. Servindo bem p/ descobrir o Google wave =D

    ResponderExcluir