sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Chromium OS - Google Chrome OS Open Source (Download)
Em seu plano para dominar o mundo oferecer serviços voltados para a nuvem (tudo na internet, com o mínimo de aplicativos no PC/notebook/netbook), a Google acaba de apresentar (19 de novembro de 2009) o seu projeto mais amplo e complexo: um novo sistema operacional. Numa forma de mostrar o que todos já sabemos, seu sistema é voltado todo para a internet e o uso da Web de forma mais ampla, apostando que a convergência para o virtual será o grande salto dos PCs. Veja abaixo sobre esse novo sistema, como baixar e testar a versão para máquinas virtuais e o que promete a Google.

Nada melhor que um vídeo animado para ilustrar o que promete e pretende a Google com este novo e ousado projeto:

Como o anúncio oficial só aconteceu agora, ainda não há o sistema operacional ChromeOS oficialmente disponível para o usuário final. O lançamento será apenas em 2010 e parece que será previamente instalado em alguns modelos de netbooks (computadores pessoais voltamos praticamente para o uso da internet). Ao que tudo indica a Google não vai comercializar diretamente o sistema para o usuário final.

O que temos no momento é o código-fonte, que é aberto para qualquer desenvolvedor ler, usar e modificar (a exemplo do Linux). Então, sem perder tempo e em poucas horas o desenvolvedor Alexandre Gaigalas, do Acorda pra Web, compilou esses códigos e disponibilizou um tutorial e o link em Torrent para instalarmos e testarmos o Chromium OS em Máquinas Virtuais (uma forma de simular o uso de um sistema operacional sem precisar realmente instalar em uma máquina).

Se você é desenvolvedor ou quer ler o que a Google publicou e disponibilizou do código-fonte de seu novo sistema operacional, pode ir direto na página deles e tentar entender o que o Alexandre fez.

Não é o foco principal de nosso blog, o Guia Google Wave, tratar de temas desse tipo, mas é importante em alguns momentos mostrarmos o que tem feito a Google e como são seus projetos de integração de serviços, já que o Google Wave é hoje o principal produto de integração que a Google está desenvolvendo para a Web.

19 comentários:

  1. Bom, vou testar! :) Mas confesso que antes de ter visto o vídeo eu esperava mais... É claro que a iniciativa do Google é boa e o sistema deve funcionar muito bem, mas no meu caso não daria muito certo, não sobreviveria sem MSN, WMP, PS... D:

    ResponderExcluir
  2. Eu penso o mesmo.
    Acaba que a Google vai ter que desenvolver aplicativos semelhantes para esse sistema operacional, mesmo que não seja o foco.
    Ou então assumem que o sistema só servirá mesmo para pequenos netbooks, bem básicos e usuários intensos de internet. Assim o netbook seria apenas para acessar a internet e mais nada.

    ResponderExcluir
  3. Esse torrent parou em 98,88% FUUUUUUU !!!!!!
    E o pior é que nenhum seeder online tem mais que isso - hahahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Me interessei e segui o tutorial de instalação do Google OS porém o download pelo uTorrent tá em 98% há horas e não sai dali... tem algum outro link aí pra gente tentar baixar o ".vmdk"? Já baixei e instalei o VirtualBox.
    Abrax

    ResponderExcluir
  5. Realmente está parado em 98,1% pois o Torrente não subiu tudo ainda.

    Tem que ter paciência, pois só tem uma pessoa ainda que tem o arquivo completo. E este é o único link disponível para isso.

    ResponderExcluir
  6. To esperando completar o DL o dia todo... ta agarradaço em 98,1%, direto.... não baixa nada...
    To doido pra testar esse OS.

    ResponderExcluir
  7. @CàHeinecke Para o MSN, use o Meebo, o eBuddy ou o imo.im . Para PS, pixlr.com resolve, pelo menos no meu caso. (isso num computador secundário, como um netbook, não no principal)

    ResponderExcluir
  8. O OS pode até não ter uma ligação direta com o Wave, mas eu aposto que vai rolar uma integração entre os dois. De certa forma é até meio óbvio se você parar pra perceber as características de cada um, o OS em cloud computing, sem nada instalado fisicamente e o Wave uma interação em massa de usuários pra um sem número definido de ações...não sei vocês, mas eu vejo uma "conspiração" aqui.

    ResponderExcluir
  9. @rodrigo_carvalho O pixlr.com eu já conhecia, mas meebo e ebuddy REALMENTE são um LIXO comparados ao programa em si ;X

    E alguém pode seedar, lá no torrent? :/ Tá foda aqui, no 98,1%

    ResponderExcluir
  10. Alguem já testou isso ?
    estou baixando..mas tenho medo de testar porque o cara que compilou pode ter mudado alguma coisa e podem raquear a nossa conta do google...

    ResponderExcluir
  11. Torrent mais saudável - http://www.mininova.org/tor/3178035

    E para os ainda em dúvida sobre o conceito do Chrome OS, é questão de tempo até que tudo no computador seja assim. Tudo que fazemos é na internet.

    Uma interface limpa, personalizável e permitindo que tudo seja trocado de um lado pro outro - janelas, docs, imgs, emails - é o primeiro passo de um projeto ambicioso do Google.

    Chega de configurar maquina, atualizar, se preocupar com driver, pasta em que salvou, antivirus, formatação, etc, etc.

    Tirando games e aplicações de trabalho gráfico/sonoro, ninguém precisa mais do que uma lista básica de programas - quase todos existentes e baseados em web.

    ResponderExcluir
  12. Eric, eu acho que você tem razão. O Google deve estar preparando algo aparantemente simples para não chamar tanto a atenção da concorrência, diga-se Microsoft e Apple, para depois, integrar esse S.O. com outros componentes e pegá-los de surpresa. Correr por fora é uma estratégia interessante e acho que tem um pouco disso na forma como o Chrome foi lançado, bem simples, mas que aos poucos vem ganhando terreno.

    ResponderExcluir
  13. Tudo na internet? A gente teria que esperar carregar cada música e vídeo e tal... será??

    ResponderExcluir
  14. Concordo com o Pedro Pellicano, tudo que a maioria das pessoas usa já tem sua versão web.
    É claro q existem alguns questionamentos como o do Aileen sobre a questão do tempo de carregamento e banda, mas vejo isso como uma questão de adaptação. A gente num espera os programas abrirem?
    E qto a banda penso q vamos evoluir rápido neste quesito, há pouco tempo nem existia banda larga e hj temos wi-fi pra todo lado.

    Vejo q há uma tendência para aplicações na nuvem, mobilidade, acesso pelo celular e o que o google está fazendo é colocar seu nome e sua força nisso para avalancar ainda mais essa tendência.

    Acredito que em pouco tempo grandes empresas vão desenvolver, se já não estão desenvolvendo, as versões do seus softwares na web, como é o caso do photoshop on line por exemplo, longe ainda de ser o photoshop conhecido por todos, mas q com certeza vai crescer mto ainda.

    Essa é apenas uma tendência, o tempo vai dizer se vai dar certo, mas já tem mta gente de olho nisso. E o gogle estar de olho nisso é um bom sinal de q a tendência tem grande chance de se confirmar.

    Temos ainda outras questões importantes pela frente como segurança... o tempo trará nos trará respostas.

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho lá minhas dúvidas até que ponto isso pode ser bom e confortável...

    ResponderExcluir
  16. @MinderMind,

    Sim, em inglês... Não há preisão para traduções. Só quando for lançado oficialmente e estiver disponível para o mercado.

    ResponderExcluir
  17. para os que disseram que não viveriam sem o MSN, etc... saibam que a microsoft também está desenvolvendo um sistema parecido com o Chrome OS, o Windows Azure, que também está em faze de testes e ja disponivel para desenvolvedores testarem. Eu tenho acesso a ele, e não vejo nenhuma vantagem em ter um SO online.

    ResponderExcluir