terça-feira, 10 de novembro de 2009

interface-google-wave-geral

Entendendo os detalhes de uso do Google Wave. Visão geral da interface de usuário.

Quando se quer aprender algo novo, antes é preciso familiarizar-se com a aparência. No caso de sites, blogs e páginas de serviços on-line (como o novo Google Wave) é importante entender seu layout e navegabilidade passando por suas ferramentas mais básicas e explícitas. A isso chamamos de “interface do usuário”, como vemos a ferramenta e o que podemos usar logo de imediato.

Conforme já sugerimos no artigo “Os navegadores de internet e o Google Wave”, vamos mostrar o uso geral no Google Chrome, principalmente porque a sua área de visualização da página é maior em comparação com outros.

Janela de abertura.

Ao entrar no Google Wave toda vez, o que vemos são três colunas, cada uma com funções sequenciais e interligadas. São seguênciais porque o que se faz na primeira (menus) determina o que veremos na segunda coluna (Waves das pastas), bem como o que marcamos na segunda coluna aparecerá aberto na terceira (Waves, conversas e aplicativos).

interface-google-wave-inicio

Da esquerda para a direita, temos logo na primeira coluna os elementos de navegação pelo conteúdo geral do Google Wave. No topo o menu “Navigation” e logo abaixo o “Contacts”. Para  o menu “Contacts” nem precisamos entrar em detalhes, pois se trata de todos os seus contatos adicionados e onde você pode inserir novos. Aqui temos um tutorial sobre isso: Como adicionar contatos no Google Wave.
Obs.: Automaticamente, se o Google detectar, seus contatos do Gmail que tenham acesso ao Google Wave são incluídos automaticamente na sua lista.

Já para o menu de navegação (“Navigation”) vamos destacar os três principais recursos.

interface-google-wave-navigation

Todas as Waves (que são as conversas e mensagens nesse serviço) ficam organizadas em pastas. Vejamos as 3 mais importantes e constantemente usadas:

Inbox = Essa é sua caixa de entrada, onde aparecem as Waves recentemente atualizadas/modificadas, bem como as que você desejar inserir aí ou com mais frequência de uso. Ou seja, você pode escolher o que é mais importante e inserir nela para encontrar algo mais rápido.

All = Como o nome sugere, nela estão todas as Waves, as que você criou e as que participa, inclusiva as que estão na pasta “Inbox” – tudo aparece aí.

Trash = É a lixeira das Waves. Você pode excluir as conversas antigas ou desnecessárias das pastas anteriores. tudo vai para a “Trash”.

Uma quarta pasta que pode simplificar suas buscas é a “By Me” que consta das Waves que você criou ou contribui/participa. Isso também separa aquelas Waves que você está simplesmente lendo ou acompanhando, mas não interferiu.

Navegando nas Waves.

Na coluna do meio, onde se pode ver quais Waves você tem em uma determinada pasta, você tem sempre as seguintes informações: um exemplo de até três pessoas inseridas na Wave (avatares/fotos); trecho do conteúdo da Wave, que pode ser o título do assunto dela; e a data/hora da última atualização, quantidade de “blips” (as inserções na Wave) e quantas você não leu ainda (número em verde).

interface-google-wave-waves

Há no topo uma menu horizontal onde destaco o “Inbox”, que envia para tal pasta a Wave marcada; depois temos o “Read”, que você seleciona par dizer que já leu todo o conteúdo da Wave (todos os blips) e o “Trash”, claro, para excluir a conversa marcada.

Navegando nas Waves e conversas.

Quando você clica em uma das Waves ela será aberta na terceira coluna da janela. Nessa parte você pode participar das conversas que foi adicionado ou que criou (não sabe como criar uma Wave e adicionar convidados? Leia o tutorial: Como iniciar uma Wave no Google Wave).

interface-google-wave-blips

No topo temos o Assunto e abaixo as pessoas inseridas e participantes da Wave em questão. Chamamos a atenção justamente para essa parte primeiro. Aqui você pode arrastar literalmente da lista de contatos as pessoas que quer adicionar à conversa ou pode clicar no sinal grande de “+” para fazer isso manualmente.

Abaixo temos um menu horizontal, que destaco:
Replay = Responder imediatamente abaixo à ultima blip escrita.
Playback = É o botão usado para ver, passo-a-passo, tudo o que foi publicado e na ordem em que aconteceram as ações. Muito útil quando você é adicionado no meio da conversa, mas inviável em conversas longas.

Para editar um Blip, seu ou de outros participantes da Wave, você só precisa clicar na seta ao lado da data/hora daquela blip desejada e escrever e formatar o texto como for conveniente.

Concluindo.

Visto tudo isso, o que podemos notar é que esse é um serviço muito intuitivo e prático. É diferente de tudo o que já foi feito antes e por isso pode parecer difícil, mas ao mesmo tempo é a soma de outros tantos serviços que já usamos e estamos acostumados. A interface do Google Wave não tem mistérios e é mexendo que se pode aprender a usar mesmo. Não tenha medo de errar nem de pedir ajuda. Pesquise e acompanhe o que estamos e temos publicado aqui, assinando nosso Feed ou nos seguindo no Twitter - @guiaGwave – o que pode facilitar ainda mais a sua experiência com o serviço.

12 comentários:

  1. Olá Marcos, muito grato pela iniciativa sua de facilitar o uso do GoogleWave desta forma, muito clara e didática.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei meio sem rumo ao chegar no Google Wave pois pensava que seria bem mais "amigável" a interface. Eu por exemplo não entendi como apagar mensagens definitivamente.

    ResponderExcluir
  3. Bem eu ainda mal comecei a usar,até porque à muito pouco tempo que recebi o convite depois de muito tempo em espera,mas posso dizer que está sendo muito dificil entender o google wave :)

    ResponderExcluir
  4. Pena que não podemos usar o email do googleapps, estou querendo usar apenas um email para tudo no google, mas é complicado, eles dificultam.
    Tenho uma conta no gmail, mas uso a conta do googleapps e queria que tudo fosse migrado para esta conta, orkut, docs, wave...

    ResponderExcluir
  5. Estou muito impressionado tb. Ainda não domini o wave naturalmente, mas percebo que é algo muito interessante. Um abraço e obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  6. Legal, estou começandaço, mas achando legal. To ainda pegando o jeito da parada, sabe como? ;) Valeu o tutorial! Melhor que os gringos.

    ResponderExcluir
  7. Tb estou iniciando. Muito bom o tutorial!!!

    ResponderExcluir
  8. Meu primeiro acesso ao Wave. Por onde começar? Pelo GuiaGoogleWave, claro!

    Clóvis

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostaria de saber o que significa esta "pecinha de quebra-cabeça" que aparece na Wave! Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Luciana essa pecinha de quebra-cabeça, pelo que deu a entender é que a Wave possui um Gadget dentro da mesma.

    ResponderExcluir
  11. ainda não consegui entender muita coisa. tudo bem que recebi o convite a pouco tempo [ e nem demorou a chegar ] , mas to perdidinha sim!

    ResponderExcluir
  12. Olá Marcos! Você sempre facilitando nossa vida com esse seu trabalho de muita competência e que agrega muito valor a blogosfera e a web como um todo. É bom saber que existe pessoas assim como vc, isso só me faz ter cada vez mais vontade de estudar, pesquisar e escrever em meu blog. Que Jeová possa te abençoar e dar a vc mais sabedoria para que possa continuar nessa jornada linda, possibilitando as muitas pessoas como eu que não temos tanta desenvoltura assim com as facetas da internet a podermos conseguir desenvolver um trabalho com mais qualidade.
    Obrigado!!! Abraços!!!

    ResponderExcluir