quinta-feira, 12 de novembro de 2009

twitter-google-wave Se o Google Wave veio para revolucionar a nossa forma de comunicação na internet, o Twitter já tem feito esse trabalho e o faz muito bem, mesmo que voltado quase unicamente à troca de informações rápida e linear. A diferença principal é que o Twitter, por ser um microblog e aberto à leitura externa, qualquer pessoa pode acessar e ler seu conteúdo (quando não é protegido). Já no Google Wave, mesmo com a possibilidade das Waves públicas, seu propósito é apenas a comunicação. Mas já existem formas de se usar o Twitter dentro de uma Wave, veja.
Vamos descrever abaixo dois modelos que testamos para usar o Twitter no Google Wave, onde recomendamos o uso do Google Chrome que parece rodar melhor esse tipo de aplicação. Se nos quiser seguir no Twitter, basta adicionar a nossa conta @guiaGwave e receber dicas, atualizações e participar de nossas promoções. (Não sabe como usar o Twitter? Aprenda como usar o Twitter)
Adicionando o Robô (Google Wave Robots) Tweety.
Esse é o modelo mais simples e que achei mais funcional, bem como roda mais leve. Tem alguns defeitos como no caso de nem sempre mostrar as fotos ou nomes de quem tuitou e não estar claro como é feita a atualização. Vejamos como usar:
1. Será necessário adicionar um novo contato, que é o robô que executa o aplicativo. Faça isso da mesma forma que você adiciona contatos à sua lista (não sabe como, clique aqui). Então adicione o seguinte novo contato:
tweety-wave@appspot.com
Isso aparecerá na sua lista de contatos como qualquer outra pessoa que você tenha adicionado:
twitter-robot-google-wave-contacts
2. Agora crie uma nova Wave (New Wave) como você faz normalmente, mas sem escrever nada nela e só vai adicionar o contato do “Tweety the Twibot” como se adiciona qualquer outra pessoa, arrastando o contato para o topo da nova Wave (não sabe como criar uma Wave? Leia esse tutorial).
3. Ao adicionar o contato, automaticamente o aplicativo vai rodar. Verifique se a proteção contra pop-ups não bloqueou a janela de login, e acesse a sua conta do Twitter nessa janela que abre, dando permissão para o aplicativo rodar.
tweety-robot-twitter-wave-login
4. Ao fazer o login você já verá a sua timeline do Twitter. O único problema é que o formato de utilização é como uma Wave, ou seja, tudo o que é novo vai para o final da página, inclusive o que você enviar.

Adicionando Gadget do Twitter no Google Wave.
Esse é mais parecido com o layout do Twitter o que facilita sua utilização e tem conquistado mais usuários. O único defeito que apresenta é que nem sempre tem uma barra de rolagem para ler os tweets anteriores. No mais ele até roda bem.
É possível adicionar aplicativos no Google Wave e é assim que esse modelo funciona.
1. Crie uma nova Wave, mas sem adicionar nada nem ninguém.
2. Note que na barra de edição de texto há um ícone verde, como uma peça de quebra-cabeças, que se chama justamente “Add gadget by URL”:
google-wave-add-gadget-icon
3. Ao clicar nesse ícone, será aberta uma janela bem no centro pedindo a URL do aplicativo (gadget) desejado. Aí você inserirá o seguinte endereço, e clique no botão “Add”:
http://www.twittergadget.com/gadget.xml
add-gadget-google-wave
4. Agora faça login e use o Twitter como já está acostumado a fazer.

Por fim, queremos lembrar que podem acontecer erros e nem é a melhor forma de usar o Twitter, mas é seguro e não há riscos de tornar nada público que você não queira. Se você conhece outras aplicações como essas, envie para nós ou nos relate aqui o que achou dessas.

15 comentários:

  1. so nao entendi o pq de adicionar o usuario robo twitter?

    ResponderExcluir
  2. @Marcos,

    O robô é uma das opções para usar o Twitter no Google Wave. Sem adicionar ele não é possível abrir o aplicativo que sugerimos no início.

    Caso não queira adicionar, pode usar a segunda opção que é o Gadget.
    Leia com atenção o tutorial para perceber que são dois recursos diferentes, com funcionamentos diferentes!

    ResponderExcluir
  3. Muito estranho o uso de add contatos para inserir aplicativos. Não seria melhor ter um ícone específico para isso?

    ResponderExcluir
  4. O Tweety já ta atualizando automaticamente? Eu cheguei a usar ele, mas ele so mostrava os tweets do momento em que tu acessava, ele não atualizava novos, a não ser os que tu postava. E bom saber do gadget, vou testar \o
    E muito bom o guia!! \o

    ResponderExcluir
  5. @Tolstoy,

    Os robôs não são propriamente um aplicativo e são uma maneira de incorporar recursos/funcionalidades dentro das Waves diretamente. Há vários tipos e como esses robôs são para interagir com a Wave, então faz sentido serem "contatos".
    E sim, há um botão para aplicativos, os Gadgets, como é o caso do segundo exemplo. Esses sim podemos chamaos de "aplicativos".

    .

    @André Luzzardi,
    O Tweety ainda não está atualizando os tweets recebidos depois que entramos.

    ResponderExcluir
  6. Esse gadget é o mesmo utilizado no iGoogle.
    Valeu a dica. :)

    ResponderExcluir
  7. Testei ambas as soluções e a do gadget é disparado a menos pior, entrando nas configurações avançadas consegue-se deixar ele de uma forma "amigável", principalmente com relação à atualização dos posts, já q a opção default é "do nothing".
    Mas sinceramente, assim como TODO o GW, precisa melhorar ainda em muito prá ser dito como realmente útil.
    Por enqto sou muito mais echofon no firefox...mas vou deixar o gadget ligado prá ir me "aculturando" no GW.

    Obrigado pelas dicas...realmente vcs são show de bola no incentivo do uso do GW, parabéns !!!

    []'s

    ResponderExcluir
  8. Excelente, amigo! Obrigado pelas dicas!

    PS: to com o gadget mesmo. Parece funcionar perfeitamente.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do twitter gadget. Rápido, prático e funcional! Esse guia foi excelente!

    ResponderExcluir
  10. Legal, eu conhecia apenas a 1° opção, a gadget é melhor, mas como ja disseram tem que melhorar, mas parabéns pelo blog
    @jimmypalhano

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, o seu post está no deslinks da semana [8] http://migre.me/bzpH

    ResponderExcluir
  12. Toda vez que quiser acompanhar o twitter do GW, tenho q realizar todo procedimento. (com relação a segunda opção!)

    ResponderExcluir
  13. Muito cuidado para não adicionar um usuário dentro da Wave que você configurou para Tuitar. No caso do Robô (Google Wave Robots) Tweety, se você adicionar um contato de sua lista, este contato terá poder para publicar algo diretamente para sua página do Twitter e em seu nome ainda.

    No segundo caso (Gadget do Twitter no Google Wave), acrescentei um contato de minha lista, porém, quando me loguei neste outro contato, não tem permissão para escrever. Pelo menos até o momento em que escrevi este comentário, não tinha. Não sei dizer se é problema de atualização do GW ou se o plugin é que não deixa mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Instalei primeimo o gadget e apareceram apenas três contatos na lista, depois que instalei o robô a lista do gadget ficou maior, as imagens dos contatos no robô nâo aparecem e no gadget aparecem. Depois de testar os dois eu achei o gadget melhor e vou ficar usando ele mesmo, valeu pela dica, o guia google wave está de parabéns pelas ótimas dicas e soluções para o Google Wave, um abraço e até a próxima.

    ResponderExcluir
  15. Quando usei o Robo para atualizar meu twitter ele sumiu com as letras com acento e colocou �� no lugar, além de não mostrar o nome ou foto dos que postaram no Twitter

    ResponderExcluir