sexta-feira, 20 de novembro de 2009

video-youtube Das coisas mais interessantes no Google Wave é sua integração com vários serviços (e a promessa de integrar muito mais). Uma dessas possibilidades é rodar vídeos do Youtube dentre de uma Wave diretamente,incorporando o players (embed) na janela sem precisar apenas indicar o link. Num e-mail comum isso não é possível fazer. Veja nesse tutorial como usar esse serviço.

Os passos são simples e rápidos. Veja:
A primeira coisa é estar participando de uma Wave ou criar uma Wave em que queira disponibilizar e exibir algum vídeo para os participantes.

1. Ache o vídeo que quer incorporar numa Wave, da página do Youtube e copie o link, o endereço desse vídeo. Isso aparece na barra de endereços do navegador de internet que você usa ou no menu do lado direito do vídeo na página do Youtube, conforme ilustra e destaca a imagem:

url-videos-youtube

2. Abra a Wave que você quer colocar o vídeo para ser exibido. Dê reply onde quer adicionar o vídeo e cole a URL do vídeo, tal qual você copiou do navegador. Quando aparece o link na Wave, você verá um ícone de uma lâmpada ao lado.

wave-video-lampada

Essa Wave do exemplo é uma brincadeira de alguns conhecidos do Twitter que já apareceram em nossos tutoriais.

3. Clique nessa lâmpada para ver as opções de incorporar que estão disponíveis. No caso “Embed video” e automaticamente o player do vídeo será aberto e adicionado na Blip de reply. Clique em “Done” e pronto.

Você pode adicionar quantos vídeos desejar em um mesmo reply. Mas vale lembrar que vídeos e aplicativos em grande quantidade numa mesma Wave deixam o serviço lento e as Waves vão carregar mais devagar, o que pode tornar as conversas inviáveis e inutilizar a Wave.

Recomendamos a leitura dos seguintes tutoriais:

3 comentários: