sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O que o Google Wave mais promete é integração com outros serviços, justamente porque seu objetivo é centralizar ao máximo de tudo um pouco. Uma das integrações que nós que temos blog mais desejamos é com a estrutura de nossos blogs, especialmente na parte de comentários dos artigos, o que poderia ajudar a melhorar nossa relação com os leitores. Achei um robô que faz um pouco desse serviço de integração inserindo Waves dentro do Blog. Veja abaixo e participe da nossa Wave coletiva.

Primeiro, devo dar os créditos. Procurei como fazer por todas as partes e o que encontrava não funcionava. Até que o JMiur do metablog Vagabundia (em espanhol), publicou a solução. Testei e está aqui a minha adaptação do tutorial dele. Funciona no Blogger muito bem. No Wordpress só consegui em um blog de testes bem básico, mas acho que também funcionará.

Então veja abaixo como faz e o resultado nesse mesmo artigo, participando da nossa Wave coletiva, deixando sua opinião e comentário provando o funcionamento.

Obs.: É preciso ter acesso ao Google Wave para visualizar a Wave incorporada e participar dela.

Adicionando uma Wave ao seu blog.

As etapas iniciar são sempre as mesmas. Mas algumas partes será preciso conhecer o funcionamento de blogs, como abrir o código-fonte e adicionar linhas de códigos. Recomendamos que faça tudo em um blog de testes antes de tentar modificar o seu blog original para evitar erros e sempre faça um backup. Se não sabe como proceder, recomendo que tire suas dúvidas num dos seguintes blogs com dicas e ajudas para blogueiros:

Etapas para inserir uma Wave no Blog

1. Criar uma Wave como se faz normalmente (veja como, se não sabe, nesse tutorial) e a deixe em separado para ser usada daqui a pouco;

2. Adicione o robô que faz a inserção (embed) que se chama “Embeddy”, na sua lista de contatos, como se fosse adicionar um novo contato de um amigo (para saber como adicionar contatos, tem um tutorial clicando aqui):

embeddy@appspot.com

3. Agora volte à Wave que você criou para ser adicionada em seu blog. Arraste o novo contato “Embeddy” para a Wave, como você faz para adicionar mais pessoas à conversa. Automaticamente abrirá a janela de funções, como mostra a imagem abaixo.

embeddy-google-wave-blog

4. No topo da ferramenta que abriu, onde está escrito “Options” você vai configurar como a Wave vai se adaptar ao formato de sua página no blog, com as medidas, cores e fonte.

5. Onde está “Code” são os códigos que vai incorporar em seu blog para fazer funcionar a Wave. O item marcado com o “1.” vermelho é a linha de código para ser acionada exatamente no local que deseja exibir a Wave. Pode adicionar dentro de um artigo (como fizemos abaixo) ou em qualquer outra parte do Blog. Mas, recomendo, faça isso dentro de um artigo que é mais garantido de funcionar.
Para o item “2.” esse script deverá ser inserido imediatamente ANTES da linha </body> do código-fonte de seu blog. Salve e você já verá funcionando quando abrir o blog no local onde desejou adicionar a Wave.

Veja abaixo o resultado e participe da nossa Wave coletiva:

Esperamos que tenha gostado do modelo.

11 comentários:

  1. Aff que nogocio loco, ta lendo os postos e de repente vejo ali "Comentar como gleisonfelipe (google)" como que isso capturou meus dados ? huahua que locura

    ResponderExcluir
  2. Até agora só não consigo me entender com esse scroll do Wave - ele é muito ruim!

    ResponderExcluir
  3. Fiz um teste e consegui inserir com sucesso o Wave no meu blog, mas só pessoas que tem conta no Wave podem postar?

    Procurei como postar uma wave publica achando que ela resolveria meu problemas mas não deu muito certo, na verdade eu não consegui achar onde a Wave é publica ou privada, e teste tanto no FF com add-on e GC.

    ResponderExcluir
  4. @Fernando,

    Só quem tem o Wave é que pode usar o serviço. Isso está claro no texto.

    ResponderExcluir
  5. Tô perdidasso, no video de apresentação do pessoal do google aparece um ícone de contato do blog que o cara quer postar. Ai ele simplesmente arrasta esse contato blog para a wave e pronto tá postado no blog. Tentei cadastrar o endereço de e-mail para postagens no blogger como um contato, mas não aceitou. Alguem sabe como se faz isso? Adiciona um blogger como contato?

    ResponderExcluir
  6. @Alcerito,

    É exatamente sobre isso que trata esse artigo em que você pediu ajuda. Está respondida sua dúvida exatamente como está no tutorial acima. Tome alguns minutos e leia.

    ResponderExcluir
  7. Eu não consegui comentar nessa wave do post, porém, coloquei a wave na lateral do meu blog, e parece funcionar legal.

    Qquer coiksa confiram, esta em http://tabacoechaverde.blogspot.com

    (Desculpa a propaganda, é só pra mostar um uso e dá pra adaptar a largura da wave no blog, trocando o numero da largura no código 1 citado no post)

    Shisuii

    ResponderExcluir
  8. Não estou conseguindo responder diretamente do blog.
    Tem mai algo que deve ser feito ou para as pessoas que querem responder tem que fazer parte da wave original?

    ResponderExcluir
  9. Esse tutorial precisa ser repetido para cada post do blog que quiser contar com comentários pela wave, né? Terei de criar uma wave diferente para cada post que eu fizer no blog tb?

    ResponderExcluir
  10. @Strepsiades,

    Sim,
    para cada Wave adicionada num artigo é recomendável que você crie uma nova.
    Mas é possível usar o mesmo código de uma Wave para várias partes de seu blog. fica a seu critério.

    ResponderExcluir
  11. @Marcos, eu adicionei o código como diz acima e a wave aparece na página certinho, mas aparece também no fundo do blog.

    Informações: eu usei essa wave para fórum de discussão numa página estática disponível pelo blogger desde anteontem.

    ResponderExcluir